São Filipe, 05 Fev (Inforpress) – O Dia Nacional dos Pescadores, que se assinala hoje, é comemorado com encontros com pescadores e peixeiras e discussões sobre os desafios do sector da pesca.
No município de São Filipe, a data é marcada por um encontro no Mercado Municipal, com a participação de pescadores, peixeiros e peixeiras com o objectivo de proporcionar um dia diferente aos profissionais do sector e, desta forma, celebrar a importância da pesca para a comunidade local.
O encontro conta com uma visita às peixeiras do mercado municipal e a intervenção do presidente da câmara de São Filipe, Nuías Silva, e representantes dos pescadores da cidade de São Filipe, São Jorge (norte) e Lajeta (sul), assim como da vereadora responsável pelo sector da Pesca.
As principais reivindicações dos pescadores de São Filipe estão relacionadas com o desassoreamento do cais de pesca do porto de Vale dos Cavaleiros e o funcionamento da máquina de gelo.
O evento incluiu momentos de confraternização, com jogos de mesa e um almoço para cerca de uma centena de pescadores e peixeiras para lhes proporcionar um ambiente de troca de experiências e fortalecimento dos laços dentro da comunidade pesqueira.
No município dos Mosteiros, a Associação dos Pescadores organizou um encontro na Casa dos Pescadores, na cidade de Igreja, para comemorar o Dia Nacional dos Pescadores.
Entre os desafios apontados pelos pescadores dos Mosteiros destacam-se a necessidade de uma unidade de produção de gelo, a melhoria dos arrastadouros e o acesso facilitado aos portos de desembarque dos pescados.
No município de Santa Catarina do Fogo, apesar da tentativa de contato, não foi possível estabelecer uma comunicação com o presidente da associação de pescadores.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar