São Filipe, 27 Nov (Inforpress) – A Cruz Vermelha de Cabo Verde (CVCV) promove, nos dias 29 e 30, em São Filipe, uma acção de capacitação de 32 voluntários no âmbito do projecto Operação Dengue Zero.
O presidente do conselho local da CVCV de São Filipe, Pedro Pires, disse que a formação é destinada aos voluntários dos Mosteiros (15), São Filipe (14) e Santa Catarina do Fogo (03) e tem por objectivo fortalecer a prevenção e combate à dengue na ilha do Fogo.
A capacitação contará com a presença do delegado da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, que acompanhará de perto a formação dos voluntários que depois vão desenvolver actividades de terreno sob coordenação dos Conselhos Locais de São Filipe, que cobre também Santa Catarina, já que ainda não dispõe de um conselho local, e dos Mosteiros, numa segunda fase.
Durante os dois dias de formação serão analisados temas como informações gerais sobre a dengue e reconhecimento dos sintomas e prevenção, promoção da saúde e controlo de vectores, protecção, género e inclusão, promoção da higiene em situações de emergência, técnicas de sensibilização e contato com a comunidade.
O ciclo de vida dos mosquitos e técnicas de pulverização, participação comunitária e mecanismos de feedback são outros temas da formação.
Além dos conteúdos técnicos, os participantes e formadores também irão partilhar recomendações para melhorar a eficácia das ações no terreno.
A formação faz parte dos esforços contínuos para prevenir a propagação da dengue em Cabo Verde, reforçando o trabalho da Cruz Vermelha na protecção da saúde pública.
Com a participação ativa da comunidade e o suporte técnico de especialistas, a “Operação Dengue Zero” busca criar uma resposta coordenada e eficaz ao desafio da doença.
Com os dados divulgados e referentes a 26 de Novembro, os três municípios da ilha contabilizaram até este momento um total de 5.820 casos suspeitos distribuídos pelos municípios de São Filipe (3.451), Mosteiros (2.115) e Santa Catarina (254) e 2.996 casos confirmados de dengue distribuídos pelos municípios de São Filipe (1.980), Mosteiros (823) e Santa Catarina do Fogo (193).
A ilha contabiliza dois óbitos relacionados com a dengue, nos municípios dos Mosteiros e de São Filipe.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar