Fogo: Centro de Emprego com investimento de 24 mil contos para dez novas acções

Inicio | Economia
Fogo: Centro de Emprego com investimento de 24 mil contos para dez novas acções
07/07/25 - 09:22 am

São Filipe, 07 Jul (Inforpress) – O Centro de Emprego e Formação Profissional das ilhas Fogo e Brava vai iniciar em Setembro próximo dez novas acções de formação com financiamento do Fundo de Promoção do Emprego e da Formação (FPEF).

O investimento, no montante de 24 mil contos, surgiu no âmbito do edital 01/2025 da Medida I "+Competência", lançado pelo FPEF, segundo o director do Centro de Emprego e Formação Profissional (CEFP) da Região Fogo/Brava, Carlos Lopes.

Os cursos, que se iniciam em Setembro próximo, abrangem níveis de qualificação entre 2 e 5, e cobrem uma variedade de áreas com alta demanda no mercado de trabalho, como Serviços Administrativos e de Atendimento ao Cliente (Nível 4), Gestão Contabilística (Nível 5), Venda no Local e Ambulante (Nível 2).

Montagem e Manutenção de Instalações Elétricas de Baixa Tensão (Nível 4), Canalização e Instalação Predial (Nível 3), Produção Semi-intensiva de Ruminantes (Nível 3), Operações Básicas de Cozinha (Nível 3), Operações Básicas de Padaria e Pastelaria (Nível 3), Serviços de Alimentos e Bebidas (Nível 3) e Guia de Turismo (Nível 5) são as outras acções que constam do pacote formativo.

Segundo o director do CEFP, Carlos Lopes, as acções de qualificação vão beneficiar cerca de 250 pessoas, com prioridade para jovens inseridos no Cadastro Social Único (CSU) de níveis 1 a 4, além de outros grupos vulneráveis.

A medida visa fortalecer a empregabilidade e dinamizar economicamente as ilhas, referiu Carlos Lopes, que acrescentou que as inscrições já estão abertas no centro, em São Filipe, e nos pontos focais nos outros três municípios da região, Santa Catarina do Fogo, Mosteiros e Brava.

Antes do lançamento deste novo pacote de acções, o CEFP já havia anunciado o início de dois cursos, Secretariado e Apoio à Direção (Nível 4) e Gestão Contabilística (Nível 5), totalmente gratuitos para jovens pertencentes ao CSU 1 e 2.

Estas duas acções representam um investimento de cerca de 5.800 contos, também financiados pelo FPEF, e estão a beneficiar, pelo menos, 50 jovens da Região Fogo/Brava.

Este conjunto de iniciativas reforça o compromisso do Governo e do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) em promover o desenvolvimento de competências e a inclusão socioeconómica nas ilhas do Fogo e Brava, segundo o director do centro.

JR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar