Fogo: Capuchinhos em retiro espiritual sob o tema “A beleza que salva o mundo”

Inicio | Sociedade
Fogo: Capuchinhos em retiro espiritual sob o tema “A beleza que salva o mundo”
15/07/25 - 01:06 pm

São Filipe, 15 Jul (Inforpress) - Os Irmãos Capuchinhos que trabalham em Cabo Verde estão reunidos no seu retiro anual com paragem de uma semana para reflexão e oração em silêncio, informou hoje o Frei Gilson Frede, Custódio dos Irmãos Capuchinhos de Cabo Verde.

O retiro iniciou na segunda-feira e reúne 22 frades de todas as comunidades do arquipélago, sob a liderança do Custódio Frei Gilson Frede.

“Praticamente todos os frades estão aqui, só aqueles que realmente não podem vir, não estão”, disse.

O tema escolhido para este retiro é “A Beleza que Salva o Mundo”, em celebração aos 800 anos do “Cântico das Criaturas”, célebre poema escrito por São Francisco de Assis em 1225.

Segundo o frei, ao celebrar a efeméride deste hino à natureza, os frades capuchinhos pretendem reflectir sobre como a beleza pode conduzir à Deus e à “beleza suprema”.

Frei Gilson Frede destacou que o "Cântico das Criaturas" é uma poesia muito apreciada mundialmente, pois, apesar de ter sido escrita numa época sem a actual crise climática ou ambiental, Francisco de Assis soube escrever belas palavras sobre a criação, não por se sentia ameaçado ou sentia que havia algo que não ia dar certo.

Segundo Frei Gilson Frede trata-se de uma obra considerada um marco espiritual e ecológico, que exalta a criação e convida à contemplação do Criador através da beleza do mundo natural.

“Queremos reflectir sobre como a beleza pode nos conduzir a Deus, a beleza suprema”, explicou Frei Gilson Frede, para quem, num tempo em que o planeta enfrenta uma crise climática real, há o dever de aprofundar o compromisso com o cuidado da “casa comum”, como já alertou o Papa Francisco em 2015.

“Estamos efectivamente ameaçados e consumimos muito mais do que a terra nos oferece e podemos correr o risco de não deixar terra habitável para as gerações futuras”, acrescentou.

Durante o retiro, os frades contam com a presença de um sacerdote convidado que os ajuda na meditação sobre o legado franciscano e sua atualidade. Além das actividades espirituais, o encontro visa também fortalecer a fraternidade entre os membros da Ordem e renovar o sentido de missão dos Capuchinhos em Cabo Verde.

O retiro culminará na sexta-feira, 18, com uma peregrinação jubilar até a Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição, onde os frades atravessarão a Porta Santa e participarão da celebração da eucaristia.

No domingo, 20 de Julho, uma outra ocasião solene marcará a semana com a profissão perpétua do Frei Licínio Monteiro, jovem natural de Santo Antônio, zona norte do município de São Filipe e cerimônia está prevista para  às 10:30, na Igreja de São Lourenço.

“A profissão perpétua é um passo definitivo. É quando o jovem frade conclui sua formação inicial e se vincula para sempre à Ordem dos Capuchinhos”, destacou Frei Gilson Frede, que explicou que a profissão perpétua é diferente da ordenação sacerdotal.

Na profissão perpétua, o frei assume de forma definitiva o seu compromisso com a vida religiosa, podendo, a partir de então, seguir outros caminhos dentro da vocação, como tornar-se padre, por exemplo”, referiu Frei Gilson Frede.

A escolha da Ilha do Fogo como local do retiro este ano teve um propósito especial, que é o de garantir a presença de toda a fraternidade na profissão perpétua de Frei Lucínio, um momento marcante para a comunidade e para a missão capuchinha em Cabo Verde.

JR/CP

Inforpress/Fim

Partilhar