São Filipe, 25 Ago (Inforpress) - A Associação Onda Verde de Lomba iniciou obras de readaptação da sua sede, que passará a funcionar como centro de transformação de produtos locais através da Cooperativa Mulheres Empreendedoras de Lomba.
A requalificação da sede e sua adaptação em centro de transformação de produtos locais representa “um importante avanço” no fortalecimento da economia local e na valorização dos recursos agrícolas, segundo o presidente da associação, João Henrique Gomes.
O projecto representa um investimento superior a quatro mil contos e contempla melhorias na infraestrutura física do espaço, aquisição de equipamentos para transformação e produção agrícola e realização de oficinas de formação dirigidas aos beneficiários.
O projecto está a ser executado pelos Irmãos Capuchinhos de Cabo Verde e conta com o financiamento da Fundação Religiosa para a Saúde (FRS).
Para os responsáveis da associação, esta transformação representa “um passo decisivo para criar novas oportunidades de rendimento, incentivar o empreendedorismo e promover a sustentabilidade agrícola”.
Uma parte da sede da associação é utilizada pela Cooperativa Mulheres Empreendedora de Lomba, constituída por sete mulheres que trabalham na transformação de frutas em doces, compotas e outras, e na transformação do milho de terra e na sua preparação para confecção de cachupa, rolón, xerém e farinha.
A Cooperativa Mulheres Empreendedoras de Lomba foi constituída com apoio da organização não-governamental italiana Cospe, e espera que o futuro centro devidamente equipado contribua para uma maior autonomia económica e para o desenvolvimento das cadeias de valor agrícola da zona norte alta do município de São Filipe.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar