Fogo: Alberto Alves lança obra poética “Arbisa d’un jornada” em homenagem à cultura foguense

Inicio | Cultura
Fogo: Alberto Alves lança obra poética “Arbisa d’un jornada” em homenagem à cultura foguense
24/04/25 - 08:41 am

São Filipe, 24 Abr (Inforpress) - O escritor e músico Alberto Alves lança na sexta-feira, 25, na Casa das Bandeiras, o seu primeiro livro “Arbisa d’un jornada” (Novidade de uma caminhada), uma obra poética que celebra a cultura e a língua crioula.

Com um processo criativo de cerca de nove anos, o livro foi concebido inicialmente como um projecto mais amplo, com mais de 500 páginas, mas foi dividido em duas partes para facilitar o acesso pedagógico ao crioulo, explicou o autor.

Neves, como também é conhecido Alberto Alves, indicou que a obra reúne 87 poemas, acompanhados de ilustrações do falecido jornalista Valdir Alves e prefácio do também falecido Lívio Lopes, a quem o autor presta homenagem.

Todas as composições escritas para a produção musical, que são cerca de 40 músicas, gravadas por vários artistas, em mais de 20 CD, e que não são inéditos ficaram de fora do livro, disse o autor.

A obra, cujo título se traduz como a novidade de uma caminhada, é resultado de quase uma década de trabalho e a previsão inicial de lançamento foi adiada devido à pandemia da covid-19.

“Na altura, estava tudo preparado para um lançamento em Portugal, com uma actuação de Assol Garcia que estava em preparação para ser lançada como artista, mas a pandemia trocou todos os planos e embaraçou todo o mundo e cada um no seu próprio projecto”, recordou Alberto Alves.

"É uma obra que navega pela Ilha do Fogo, pela sua linguagem, suas expressões e sua riqueza cultural", concretizou a fonte à Inforpress, que sublinhou que o livro utiliza o alfabeto ALUPECm mas destaca particularidades do crioulo foguense, reforçando a diversidade linguística cabo-verdiana como uma força nacional.

Impressa na Tipografia Santos, na cidade da Praia, "Arbisa d´un jornada" destaca-se não apenas pelo conteúdo literário, mas também pela abordagem estética e linguística, refere o autor, que espera que o livro seja uma contribuição para afirmação e valorização do crioulo, especialmente neste ano em que o país celebra 50 anos de independência.

“Muitos veem a variedade do crioulo como fraqueza, mas eu a vejo como uma riqueza. Esse livro é também uma contribuição para o debate em torno da oficialização da língua cabo-verdiana”, afirmou.

O lançamento no Fogo não é por acaso, pois além de ser a terra natal do autor, nascido em Luzia Nunes, a sul da cidade de São Filipe e sobranceira ao Santuário de Nossa Senhora do Socorro, a obra integra elementos culturais locais, como referências à bandeira, a "kurkutisan" e outras expressões típicas da ilha.

Após a apresentação em São Filipe, o livro seguirá para Mosteiros, no dia 27, integrando o encerramento do XI Festival do Café. 

O professor e ativista cultural Fausto do Rosário estará à frente das apresentações.

Depois do Fogo, "Arbisa d’un jornada" será lançado na cidade da Praia ainda neste semestre, com planos para chegar aos Estados Unidos entre Agosto e Setembro.

Alberto Alves adiantou ainda que prepara um novo livro de poesia para 2026, além de um futuro projecto em prosa, reforçando o seu compromisso com a valorização do crioulo e da cultura cabo-verdiana.

JR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar