São Filipe, 06 Out (Inforpress) – Acções formativas em técnicas de salvamento aquático e primeiros socorros e sobre manutenção de motores fora de borda são as actividades do pré-evento da 4.ª Conferência Década do Oceano, marcadas para hoje, em São Filipe.
A 4.ª Conferência da Década do Oceano terá lugar na Ilha do Fogo nos dias 10 e 11 de Outubro, mas um conjunto de actividades pré-conferência estão a ser realizadas desde o passado dia 02 de Outubro nos quatro municípios da Região Fogo/Brava.
As acções formativas do pré-evento de hoje são organizadas em parceria com a Câmara Municipal de São Filipe, a delegação do Ministério da Educação, Academia Internacional de Socorrismo e a Associação de Fuzileiros de Cabo Verde, visam capacitar diferentes segmentos da comunidade local em áreas cruciais para a segurança marítima e o desenvolvimento sustentável.
Durante o dia, estudantes da Escola Secundária Dr. Teixeira de Sousa participam numa formação em “técnicas de salvamento aquático e primeiros socorros”, onde vão aprender as noções básicas de resposta a emergências no meio aquático.
Simultaneamente os pescadores de São Filipe recebem uma formação sobre “manutenção de motores fora de borda” para reforçar as competências essenciais para garantir maior segurança e eficiência nas suas actividades diárias no mar.
Ainda no âmbito da segurança aquática, bombeiros municipais e nadadores-salvadores da Câmara Municipal de São Filipe participam numa formação prática na Piscina Municipal, focada em “técnicas de salvamento e primeiros socorros” com o objectivo de melhorar a resposta a emergências marítimas.
Estas formações inserem-se na visão da Década do Oceano das Nações Unidas (2021–2030), que visa promover a ciência oceânica para o desenvolvimento sustentável, envolvendo activamente comunidades costeiras e insulares na preservação e uso responsável dos oceanos.
A programação da Conferência segue ao longo da semana e, para terça-feira, 07 de Outubro, está programada a realização de uma mesa redonda com os líderes das comunidades piscatórias do país, num evento que deverá reunir perto de uma centena de pessoas.
JR/HF
Inforpress/Fim
Partilhar