FMI avalia positivamente desempenho económico de Cabo Verde e anuncia novos financiamentos

Inicio | Economia
FMI avalia positivamente desempenho económico de Cabo Verde e anuncia novos financiamentos
04/11/25 - 05:13 pm

Cidade da Praia, 04 Nov (Inforpress) – O Fundo Monetário Internacional (FMI) avaliou hoje positivamente o desempenho económico de Cabo Verde, num contexto em que o mundo está a aumentar a sua dívida e enfrenta dificuldades fiscais, e anunciou novos apoios financeiros ao país.

Esta apreciação foi feita em conferência de imprensa no final da missão a Cabo Verde, iniciada a 22 de Outubro, que serviu para avaliar o progresso das reformas estruturais em curso, analisar a execução orçamental e discutir as principais medidas de política, económica e fiscal previstas para o próximo ciclo.

Segundo o chefe da missão do FMI para Cabo Verde, Schindler Martin, foram alcançados acordos de nível técnico relativos à sétima avaliação do programa ao abrigo da Linha de Crédito Alargada (ECF) e a terceira e quarta avaliações do Instrumento de Resiliência e Sustentabilidade (RSF).

O que permitirá, avançou, a liberação de 2,37 milhões de DSE (aproximadamente 3,23 milhões de dólares), e de até 7,896 milhões de DES (aproximadamente 10,75 milhões de dólares), respectivamente, sujeito aos avanços alcançados relativos às reformas no âmbito da RSF.

Na ocasião, o responsável destacou a dinâmica "robusta de crescimento económico de Cabo Verde em 2024 que se manteve em 2025, sustentada pelo turismo, bom desempenho das exportações e pelo crescimento do consumo privado".

“A economia em 2024 gozou de um crescimento forte de 7,3 por cento com uma inflação de 1,0 por cento (%) e um excedente da balança corrente”, realçou, acrescentando que o saldo orçamental primário de 2024 excedeu os objectivos do programa por via da redução das despesas primárias e do forte crescimento das receitas fiscais.

De acordo com o FMI, as perspectivas económicas para Cabo Verde mantêm-se favoráveis, com a economia a crescer de forma robusta no segundo trimestre de 2025 em 6,2% em termos homólogos e a previsão do crescimento do PIB em 5,2 %.

Por seu lado, o director executivo do FMI para Cabo Verde, André Roncaglia, elogiou o desempenho da economia do arquipélago observando que num contexto global de endividamento e dificuldades fiscais, o país tem demonstrado uma sociedade exemplar.

“É uma trajectória importante a se destacar, num contexto em que esses riscos internacionais crescem e essa é uma conquista que não deve ser jamais diminuída ou desvalorizada de qualquer maneira”, salientou.

O vice-primeiro e ministro das Finanças, Olavo Correia, por sua vez, afiançou que na avaliação feita, Cabo Verde cumpriu com todos os critérios que estavam sob análise.

“Isso significa que nós somos um país cumpridor e tem sido prática, nos últimos anos, Cabo Verde assumir e Cabo Verde cumprir”, assegurou. 

Para o governante, a estabilidade é um activo relevante para construção de um futuro melhor, daí manifestar o desejo do Governo em continuar a trabalhar, empreendendo as reformas estruturais como forma de duplicar o potencial de crescimento económico do país.

ET/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar