Filomena Fortes reeleita presidente do COC aposta em inclusão, sustentabilidade e jogos internacionais

Inicio | Desporto
Filomena Fortes reeleita presidente do COC aposta em inclusão, sustentabilidade e jogos internacionais
22/11/25 - 03:00 pm

Cidade da Praia, 22 Nov (Inforpress) – A presidente do COC, Filomena Fortes, foi reeleita hoje para o mandato 2025–2029 e afirmou que a prioridade imediata da nova equipa é assegurar a melhor participação possível da delegação cabo-verdiana nos Jogos Africanos da Juventude.

O Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) realizou hoje as eleições dos seus Órgãos Sociais para o mandato 2025–2029, num processo marcado pela apresentação de uma única lista candidata: a Lista A liderada por Filomena Fortes e apresentada sob o lema “Mais igualdade, mais dignidade, mais futuro”.

A dirigente, que já vinha conduzindo o organismo, foi reconduzida para o seu terceiro mandato e apontou a conquista da medalha de bronze por David Pina, nos Jogos Olímpicos de Paris, como a maior proeza alcançada.

Em declarações à Inforpress, após a confirmação dos resultados, Filomena Fortes realçou que a prioridade mais urgente do novo ciclo é garantir uma representação digna de Cabo Verde nos Jogos Africanos da Juventude, que terão início no próximo mês, em Luanda.

“A nossa delegação deverá partir no dia 08 de Dezembro, temos como primeira missão assegurar a maior e melhor participação possível”, afirmou.

Entre os projectos estruturantes para os quatro anos do próximo mandato, Fortes salientou a finalização da nova sede do COC, um edifício considerado 100% sustentável, cuja inauguração está prevista para o início de 2026.

Além disso, referiu-se à continuidade do trabalho na certificação ISO de qualidade, à dinamização de programas de inclusão social e iniciativas alinhadas aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Segundo a presidente, reeleita, a organização tem investido fortemente na descoberta e formação de talentos através do projecto Road to Dakar, em parceria com as federações desportivas.

“Queremos garantir que atletas de várias modalidades tenham oportunidades reais de representar Cabo Verde da melhor forma nos Jogos de Dakar”, sublinhou.

A sustentabilidade ambiental permanece como um dos pilares estratégicos do COC para o próximo ciclo.

Fortes referiu que a instituição é madrinha de duas praias na capital cabo-verdiana, em São Tomé e no Portinho, e que pretende reforçar projectos de preservação ambiental incluindo o programa Mar Olímpico, finalista do Prémio Acção Climática’2025 do Comité Olímpico Internacional.

Questionada sobre a escolha do lema “Mais igualdade, mais dignidade, mais futuro”, Filomena Fortes explicou que a visão é garantir que as oportunidades cheguem a todos os jovens, independentemente da ilha, género ou condição social.

“Queremos trabalhar com crianças vulneráveis e promover a inclusão em todas as ilhas. O nosso objectivo é melhorar vidas através do desporto e conquistar não apenas medalhas olímpicas, mas também ‘medalhas sociais’”, afirmou.

Para o novo ciclo, Fortes reforçou que as expectativas “têm de ser as melhores”, assumindo o compromisso de elevar continuamente os objectivos da instituição.

CG/SR//HF

Inforpress/Fim

Partilhar