São Filipe, 22 Abr (Inforpress) - O Comité Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes reuniu-se na segunda-feira, 21, para elaborar o plano de actividades a desenvolver durante o período das tradicionais festas de São Filipe.
Entre as ações programadas destaca-se a realização de um encontro com organizadores de eventos e a vereadora da Cultura da câmara de São Filipe para reforçar o compromisso colectivo com a protecção dos menores durante as festas do Dia do Município e da Bandeira de São Filipe, em curso, e que terminam no dia 01 de Maio.
Da programação consta ainda uma campanha de sensibilização com o lema “Proteger as crianças e adolescentes dos males sociais”, que será dirigida a estabelecimentos como hotéis, pensões, bares e restaurantes, com objectivo de consciencializar os responsáveis desses espaços sobre a importância de zelar pela segurança e bem-estar dos menores, especialmente durante o período festivo.
Outra “medida importante” será a “fiscalização rigorosa” da entrada de menores em eventos noturnos, com especial atenção aos que se realizam na praça de Presídio, onde tradicionalmente se realizam as actividades culturais como bailes populares.
Isto para prevenir situações de exposição das crianças e adolescentes em ambientes impróprios ou de risco.
O comité municipal deverá participar na feira de produtos agropecuários e artesanatos para sensibilização das pessoas sobre os direitos das crianças e adolescentes.
A delegada do Instituto da Cabo-verdiano da Criança e Adolescente (ICCA), Samira Teixeira, que partilhou o plano de actividades com os demais membros do comité, apela ao engajamento de todos para a concretização do mesmo.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar