Cidade da Praia, 06 Ago (Inforpress) - O mês de Agosto é sinónimo de festa em Cabo Verde, de norte a sul, quase todos os municípios se mobilizam para realizar festivais de música, que já fazem parte da tradição e atraem milhares de pessoas.
A agência Inforpress acompanha de perto e divulga habitualmente toda esta movimentação cultural e económica, que marca o mês de Agosto em todas as ilhas.
O mais icónico é o Festival Internacional de Música da Baía das Gatas, em São Vicente, que soma 41 edições e continua a ser um dos maiores palcos do país.
Criado em 1984, tornou-se mais do que um festival, é um ponto de encontro marcado no calendário de muitos cabo-verdianos e visitantes, mesmo nos anos da pandemia, quando o evento decorreu online.
Além da forte ligação ao público, o festival é um dos que mantém a entrada gratuita e um cartaz com artistas nacionais e internacionais. Em 2023, passou de três para quatro noites, modelo que deverá repetir-se este ano, apesar de alguns protestos, mas como já dizia os são-vicentinos, “depôs d’sabe, morrê ka nada” ("ante a felicidade, pouco importa a morte", em português).
Ainda em São Vicente, a 13.ª edição do Mindel Summer Jazz começa nesta quinta-feira, trazendo artistas renomados como Richard Bona & Alfredo Rodriguez, Carmen Souza & Théo Pascoal, The Ron Savage trio do Berklee College of Music, Cuba Jazz Sindicate, Rolando Luna e Sérgio Figueira.
Mas os sons de Agosto ressoam em todas as ilhas, apesar da demora na divulgação de alguns cartazes. Em Santiago, o destaque vai para o Festival do Peixe, no Tarrafal, e os festivais da Calheta e de São Lourenço dos Órgãos.
Na ilha do Fogo, há o Festival de São Lourenço, em São Filipe, e o Festival Praia Lantcha, nos Mosteiros. Os artistas Gil Semedo e Beto Dias são cabeças de cartaz de ambos os festivais.
Já este fim-de-semana, 08 e 09 de Agosto, São Nicolau estará em festa com o habitual Festival Praia d´Tedja, no Tarrafal, município que este ano comemora 20 anos.
Também este fim de semana, realiza-se o Festival de Música da Calheta 2025, com um cartaz recheado: Nelson Freitas, Ferro Gaita, Neyna, Hélio Batalha, Loony Johnson, Dynamo, MC Acondize, Cesf, Rods Wires, Ruben Teixeira, Trakinuz e Freirianas Guerreiras. A apresentação estará a cargo do humorista Carlos Andrade e a edição deste ano presta homenagem ao grupo Ferro Gaita.
A 22 e 23 de Agosto de 2025, a ilha da Boa Vista volta a receber o seu emblemático festival de música na Praia d’Cruz, dois dias de festa e animação que, segundo a autarquia, prometem encher o areal de cultura, convívio e boa energia ao som de vários artistas.
A festa continua em Setembro. Na ilha do Maio, o Festival Beach Rotcha, em Porto Inglês, decorre perto do dia 08, coincidindo com as celebrações da padroeira Nossa Senhora da Luz.
E na ilha do Sal, a música invade Santa Maria nos dias 12 e 13, nas festas do município, que celebra a padroeira Nossa Senhora das Dores a 15 de Setembro.
O Festival Internacional de Santa Maria acontece numa das praias mais belas do país, considerada uma das “7 Maravilhas Naturais” de Cabo Verde.
Também no Sal, a quarta edição do Pedra de Lume In Concert acontece nas emblemáticas salinas de Pedra de Lume, no dia 11 de Setembro. O evento terá a participação de artistas como Albertino Évora, Rui di Bitina, Djilas, Ceuzany, Constantino Cardoso, Calu Bana, Mário Marta, Mirri Lobo, Nancy Vieira e a convidada especial, a brasileira Maria Gadú.
TC/CP
Inforpress/Fim
Partilhar