Cidade da Praia, 23 Mar (Inforpress) – A presidente da Federação das Mulheres do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Paula Moeda, manifestou hoje expectante quanto a maior participação feminina na lista do partido nas eleições autárquicas deste ano.
A pretensão foi manifestada à imprensa, no âmbito do segundo Conselho Nacional da Federação Nacional das Mulheres do PAICV (FNMPAI) realizado hoje na Assembleia Nacional, cidade da Praia.
O encontro, segundo avançou, tem por principais objectivos cumprir os preceitos estatutários, tendo de entre os pontos da ordem do dia, informações gerais, apresentação do relatório de actividades e de contas da FNMPAI 2021/2023, apresentação e aprovação do plano de actividades e orçamento 2024.
“Para além desses três instrumentos nesta reunião vamos também falar sobre um tema de fundo que são as questões autárquicas. Estamos num ano autárquico, e, então, tratando-se de um ano autárquico são grandes os desafios para a nação cabo-verdiana, para o PAICV e para as mulheres do PAICV”, revelou.
Paula Moeda assegurou que o PAICV está a trabalhar e tem expectativas de que vai conseguir ter maior representação de mulheres quer a nível das câmaras municipais, mas também a nível das assembleias municipais.
“Somos um partido aberto, somos um partido que há muito tempo trabalha no sentido de haver a equidade de género, a paridade, e, então, eu acho que no nosso partido não é um tabu, está normalizado e então estamos atentos para que consigamos um melhor número do que nas eleições anteriores”, afirmou.
Segundo acrescentou, a Federação das Mulheres do PAICV está esperançosa de que tudo vai correr bem e que vão conseguir ter mulheres como cabeças de lista nas eleições autárquicas previstas para meados de Outubro e Novembro.
“Nesta reunião vão sair algumas indicações, orientações ao partido e aos órgãos, e estou firme e acredito que teremos números melhores desta vez”, disse, adiantando que os candidatos do partido às autárquicas serão brevemente anunciados.
A presidente do Conselho Nacional desta federação, Arcângela Moreira, por sua vez, reforçou que é intenção do partido aproximar cada vez mais mulheres no PAICV no sentido de continuarem a dar um melhor contributo no futuro para Cabo Verde no seu todo.
“Esperamos que o PAICV possa apresentar pelo menos 50 por cento (%) das mulheres nas listas das autárquicas porque elas, assim como os homens, estão sempre preparadas para tudo”, concluiu.
ET/CP
Inforpress/Fim
Partilhar