Cidade da Praia, 05 Jun (Inforpress) - A Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) associa-se ao Ministério da Saúde na promoção da saúde mental e do bem-estar emocional, através da marca "Tubarões Azuis", nome como é conhecida a selecção de Cabo Verde.
A oficialização desta parceria aconteceu hoje, no Palácio do Governo, na Cidade da Praia, com a assinatura de um protocolo entre as duas instituições, que se comprometeram a desenvolver iniciativas para sensibilizar a população, especialmente os jovens, para construção de uma sociedade mais saudável e inclusiva.
Em declarações à imprensa, o secretário-geral da FCF, Dan Merkel, disse que com a essa parceria o Ministério da Saúde pode utilizar a figura dos jogadores da selecção e todos os "stakeholders" para passarem mensagens para a promoção da saúde mental.
"Estrategicamente vamos utilizar a nossa marca, que é a nossa selecção, no apoio a este importante projecto do Ministério da Saúde", precisou o secretário-geral do organismo que rege o futebol cabo-verdiano.
Por sua vez, o director-geral do Planeamento e Orçamento do Ministério da Saúde, Silvino Rodrigues, enalteceu a importância do desporto, mais concretamente o futebol, para o desenvolver da mente.
"Por isso, escolhemos a FCF para nos ajudar a divulgar o ano da saúde mental", justificou.
O Governo cabo-verdiano declarou 2024 como ano da saúde mental no país, que tem a taxa de suicídio quase equivalente a uma morte por semana.
OM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar