Estaleiro Vá Comércio prevê construção de nova infra-estrutura naval em São João Baptista

Inicio | Economia
Estaleiro Vá Comércio prevê construção de nova infra-estrutura naval em São João Baptista
14/05/25 - 04:58 pm

Cidade da Praia, 14 Mai (Inforpress) – O sócio gerente do Estaleiro de Construção Naval Vá Comércio Lda., Jorge Varela, anunciou hoje que está a trabalhar num projecto para construção de um novo estaleiro naval em São João Baptista, Ribeira Grande de Santiago.

“Temos um projecto de construção de estaleiro naval, mais propriamente em São João Baptista, localidade que fica à beira do mar e tem espaço suficiente para criar um bom estaleiro”, precisou Jorge Varela depois da visita do chefe do Governo às instalações do estaleiro em Achada Grande Frente.

Segundo explicou, a nova infra-estrutura terá um espaço adequado e condições técnicas para a construção de embarcações de até 50 metros de comprimento, o que representa uma mais-valia significativa para a economia marítima da ilha.

Avançou que actualmente, o estaleiro opera de forma provisória em Achada Grande Frente, enfrentando limitações de espaço e logística que dificultam a produção de embarcações com mais de 15 metros.

“Estamos num espaço provisório e de subsistência, mas com capacidade técnica e mão-de-obra qualificada. Se já conseguimos construir aqui barcos com as limitações existentes, imaginem o que poderíamos fazer com instalações adequadas”, apontou.

Com o início das operações no final de 2022, o estaleiro já construiu oito embarcações de raiz e realizou trabalhos de fibragem em 61 botes, muitos deles provenientes de diversas comunidades piscatórias.

Acrescentou que o projecto de São João Baptista se encontra na fase de documentação e desenvolvimento técnico e já foi concluído o estudo relativo à zona de armazéns, estando agora em curso o estudo das docas.

A expectativa é concluir o orçamento do projecto ainda este ano, submeter a proposta às autoridades competentes e, com a concessão do terreno, iniciar a construção das infra-estruturas básicas, sendo que o objectivo imediato é construir uma embarcação de 25 metros.

Segundo Jorge Varela, este estaleiro será uma alavanca para o sector das pescas na ilha de Santiago, beneficiando pescadores, armadores e a economia local em geral.

Na ocasião, o primeiro-ministro manifestou o interesse do Governo em apoiar a iniciativa, tanto na concessão do terreno como na facilitação de mecanismos de financiamento.

“É um projecto privado muito interessante e a ilha de Santiago não tem estaleiro de reparação e produção de barcos particularmente barcos de pesca artesanal e semi-industriais”, afirmou Ulisses Correia e Silva.

O estaleiro de Construção Naval emprega entre 12 a 15 trabalhadores.

AV/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar