Cidade da Praia, 02 Out (Inforpress) – A Escola Técnica Cesaltina Ramos recebeu hoje uma delegação de professores e alunos da Escola Pui Ching Middle School, de Macau, no âmbito de um intercâmbio internacional com enfoque na temática do ambiente.
Segundo o director da Escola Técnica, António Afonso, esta visita, que decorre de 1 a 8 de Outubro, representa um marco de cooperação educativa, científica e cultural entre Cabo Verde e Macau.
António Afonso explicou que este intercâmbio tem como principais pilares a partilha de boas práticas ambientais, o reforço de laços de amizade e o enriquecimento académico.
"É um intercâmbio sobretudo na área ambiental, mas também cultural e de amizade entre as duas escolas", afirmou aquele responsável.
Durante os primeiros dois dias da visita, estão previstas várias actividades na escola, incluindo a assinatura de um protocolo de cooperação entre as duas escolas, apresentações culturais de ambas as delegações e visitas aos laboratórios e oficinas.
A comitiva visitante é composta por 11 alunos e 10 professores.
No que toca à assinatura do protocolo, António Afonso avançou que este incide sobretudo na área ambiental, em particular sobre a reutilização e recuperação da água, incluindo águas residuais produzidas na escola, o que demonstra o compromisso das instituições com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.
Para além da componente ambiental, a vertente académica assume particular relevância. "Queremos aprender com a experiência da Pui Ching Middle School, uma escola com 135 anos de existência, muito mais antiga do que a nossa, que conta apenas com 30 anos", realçou o director.
A delegação cabo-verdiana foi igualmente convidada a retribuir a visita a Macau, embora a data da deslocação ainda não esteja definida.
Um dos projectos que será apresentado à delegação de Macau é a criação de um Centro de Educação Ambiental na Escola Técnica da Praia, com o objectivo de servir todas as escolas da cidade, como referência a nível da educação ambiental na Praia.
Por seu turno, o vice-director da Escola Pui Ching Middle School, de Macau, Kuok Keng Man, disse que este intercâmbio será uma oportunidade para promover a educação em Macau, mas também para proporcionar aos alunos a possibilidade de conhecer melhor os países de língua portuguesa.
Em relação à questão ambiental, o vice-director explicou que é “importante” que os jovens tenham consciência da sua relevância e que, através de observações e pesquisas, possam entender que a escola tem um “papel fundamental” na contribuição para a protecção ambiental.
JBR/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar