ERIS suspende comercialização e ordena retirada de lote de Loratadina MG após detecção de cristais

Inicio | Sociedade
ERIS suspende comercialização e ordena retirada de lote de Loratadina MG após detecção de cristais
03/02/26 - 01:52 pm

Cidade da Praia, 03 Fev (Inforpress) - A Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) determinou a suspensão imediata da comercialização e a retirada do mercado do lote SN4386 do medicamento Loratadina MG®, em xarope, devido a problemas de qualidade.

Segundo uma nota publicada na página oficial da reguladora, a medida afecta especificamente o lote SN4386, com validade até 09/2027, do fármaco Loratadina MG® 1 mg/mL (xarope), fabricado pelos Laboratórios Sangeeta Pharma.

A ERIS explica que a decisão foi tomada após a detecção de "cristais translúcidos insolúveis" em alguns frascos do medicamento. Esta anomalia indica uma alteração das propriedades físicas do xarope, o que é suscetível de comprometer a qualidade e a segurança do produto final.

Neste sentido, a autoridade reguladora apela às farmácias e demais entidades do sector para que não vendam, dispensem ou administrem unidades do lote em causa, devendo proceder à sua devolução imediata.

Aos doentes que estejam actualmente a utilizar o medicamento deste lote específico, a ERIS aconselha a não interromperem o tratamento, mas recomenda que solicitem, logo que possível, a substituição da embalagem por uma pertencente a outro lote nas farmácias.

A entidade assegura que continuará a acompanhar a situação e reforça junto dos profissionais de saúde e utentes a importância de notificarem quaisquer problemas ou reacções adversas relacionados com medicamentos.

ET/CP

Inforpress/Fim

Partilhar