Cidade da Praia, 07 Jun (Inforpress) – A Empresa Nacional dos Portos de Cabo Verde (Enapor) quer priorizar acções que minimizem o impacto ambiental das operações visando alcançar a sustentabilidade portuária, afirmou hoje o administrador no acto de apresentação do Plano de Gestão Ambiental.
De acordo com o administrador da Enapor, Eduardo Lima Évora, a empresa tem vindo a implementar uma série de medidas direccionadas para uma melhoria contínua dos seus serviços e da relação com os clientes, criando e implementando projectos “inovadores” alinhados com os objectivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.
Assim sendo, considerou que o Plano de Gestão Ambiental e Social ora socializado, tem como objectivo a recolha de subsídios que garantam a sustentabilidade, a preservação ambiental e a integração social adequada das operações portuárias em todos os portos do país.
Frisou que os “desafios dos Portos de Cabo Verde são muitos” e neste caso a implementação do plano vai de acordo com a especificidade de cada Porto por forma a mitigar os impactos das alterações portuárias e assegurar o desenvolvimento dos portos.
“Medidas essas que têm sido apostas assertivas para a Enapor, pois é uma visão que sempre em condições estratégicas e em áreas específicas permitem aumentar a eficiência dos Portos e melhorar a qualidade da prestação dos serviços”, disse Eduardo Évora.
Daí, mencionou a mesma fonte, a importância de apresentar as partes interessadas o trabalho já desenvolvido, bem como receber dos parceiros os “inputs” necessários de modo a enriquecer ainda mais o Plano de Gestão Ambiental e Social.
Tendo como principais áreas de actuação, Eduardo Évora nomeou aspectos sociais, a biodiversidade, o clima, os riscos climáticos, gestão de resíduos, água e saneamento.
OS/HF
Inforpress/Fim
Partilhar