Nova Sintra, 15 Mai (Inforpress)- A responsável do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), na Brava, alertou hoje para a importância do vínculo familiar no desenvolvimento da criança e do adolescente.
Rosana Sousa, que falava à Inforpress, à margem de uma feira dedicada á família, realizada esta tarde, em Nova Sintra, salientou que um tratamento saudável numa família acaba por ajudar uma criança na sua evolução, tanto a nível educacional como ao longo da vida como um cidadão.
De acordo com a mesma, uma família que proporciona um ambiente amoroso, seguro e estimulante, com valores e normas positivas, contribui significativamente para o desenvolvimento físico, emocional, social e cognitivo da criança.
“Nesta nossa feira os profissionais de saúde estão a fazer medida de pressão arterial e também estão presentes pessoas religiosas, nomeadamente padre da igreja católica, pastor da Igreja Nazareno e entre outros que terão oportunidades de fazerem as suas intervenções, durante o evento”, disse.
Por seu turno, o professor de Filosofia Danilo Andrade sublinhou que o Dia Internacional da Família é uma oportunidade para que a sociedade reflita em conjunto, a situação da família actualmente.
Antigamente, frisou o docente, os valores eram transmitidos, ou seja, os familiares eram mais responsáveis. No entanto, considerou que hoje em dia elas estão em crise porque só a escola não consegue educar, isto porque os familiares são os “pilares”.
“É em casa e no seio da família que as crianças recebem as primeiras indicações da sua vivência para integrarem na sociedade, por isso se houver problemas em casa isso também irá se refletir na sociedade. Apelo a todas as famílias a terem um relacionamento saudável para que as nossas crianças possam sentir-se seguras e se desenvolver da melhor forma possível”, concluiu.
O Dia Internacional da Família celebra-se a 15 de Maio e procura lembrar o papel central da família enquanto espaço de afecto, protecção e partilha de valores essenciais para o desenvolvimento das crianças e adolescentes.
DM/JMV
Inforpress/Fim
Share