
Cidade da Praia, 31 Dez (Inforpress) – O empresário angolano António Gomes manifestou, hoje, na cidade da Praia, o interesse em investir em Cabo Verde, com particular enfoque nos sectores da indústria transformadora e dos medicamentos.
O empresário fez estas declarações à Inforpress no âmbito de um conjunto de encontros mantidos com várias entidades cabo-verdianas, nomeadamente, com o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, o Instituto de Turismo de Cabo Verde (ITCV) e a Cabo Verde TradeInvest.
Segundo explicou, o encontro com o vice-primeiro-ministro teve um carácter cordial, tendo servido para compreender melhor o ambiente de investimento e as oportunidades existentes no país.
Durante a reunião, Olavo Correia apresentou as potencialidades de negócio em Cabo Verde, tendo o empresário reiterado a sua disponibilidade para aprofundar contactos.
Nesse sentido, revelou que está prevista a deslocação de uma delegação da sua empresa ao país, já no mês de Janeiro, com o objectivo de voltar a reunir-se com o Governo cabo-verdiano e analisar, com maior detalhe, as condições necessárias para a concretização dos investimentos.
“O que podemos perceber é que há um interesse claro em explorar oportunidades de negócio em Cabo Verde”, afirmou, acrescentando que os sectores em análise ainda estão a ser definidos.
No entanto, sublinhou que a indústria é uma das áreas prioritárias, recordando que o grupo detém, por exemplo, uma fábrica de batatas fritas em Angola e pretende avaliar a possibilidade de exportar esse produto para o mercado cabo-verdiano.
O sector farmacêutico é outra das áreas que desperta interesse.
O empresário avaliou de forma positiva os vários encontros realizados ao longo da semana com diferentes instituições, destacando a receptividade e a disponibilidade demonstradas pelas entidades cabo-verdianas.
“Temos recolhido informação importante e estabelecido contactos que nos dão a base necessária para avançarmos com os nossos objectivos”, referiu.
Questionado sobre o grau de abertura do país ao investimento externo, mostrou-se confiante.
“Ficámos muito esclarecidos quanto às oportunidades e às aberturas existentes em Cabo Verde”, disse, após o encontro com o vice-primeiro-ministro Olavo Correia.
Relativamente ao horizonte temporal, explicou que, depois de identificadas as oportunidades concretas, será enviada uma equipa técnica para trabalhar com os sectores competentes, prevendo-se que os projectos possam arrancar a partir do primeiro trimestre de 2026.
A visita do empresário a Cabo Verde contou ainda com o acompanhamento da supermodelo internacional Maria Borges, que se encontra igualmente no país.
O empresário António Gomes, actua nos ramos da construção civil, agricultura, imobiliária e na montagem de linha de financiamento externos, e, actualmente, pretende estender os negócios para o Dubai
JBR/HF
Inforpress/Fim
Partilhar