
Cidade da Praia, 25 Nov (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Nelson Moreira, explicou hoje que as obras de requalificação da Cidade Velha tiveram atrasos no início, mas já se encontram em execução.
Em declarações à Inforpress, à margem da apresentação do projecto do primeiro Fórum da Macaronésia sobre Vulnerabilidade Infantil, o autarca explicou que se trata de um projecto que devia ter iniciado anteriormente, mas que, devido às exigências do Banco Mundial e aos processos de concurso, só agora começou a ser implementado.
“Neste momento, já iniciou uma das obras, com a construção do restaurante, mas também tem aquela outra requalificação da Rua Calhau cujo projecto a Câmara Municipal vai enviar para o UGPE nos próximos tempos”, esclareceu, avançando que o intuito é ver se, logo no início do ano, vão iniciar as outras obras.
O presidente reconheceu que o início do projecto não ocorreu no prazo previsto, mas garantiu que as obras estão actualmente em bom ritmo, acreditando que será possível concluir no espaço de seis meses.
Com um investimento total superior a 300 mil contos, esta primeira fase, de acordo com uma nota governamental, destina 50 mil contos à requalificação do troço entre dois dos edifícios religiosos mais emblemáticos da história nacional, a Sé Catedral e o Complexo da Misericórdia.
O projecto é financiado pelo Governo, através do Banco Mundial, do Fundo do Turismo, do Programa Operacional do Turismo (POT) e do Projecto Turismo Resiliente e Economia Azul.
Integra a criação de novas infra-estruturas, como um parque infantil, restaurante e um espaço de interpretação mediante as orientações do Plano de Gestão e do Plano Detalhado de Salvaguarda aprovados em 2024.
O projecto visa transformar a Cidade Velha num polo de desenvolvimento económico, social e cultural, reforçando a valorização do património histórico e consolidando o município como referência na ilha de Santiago.
A assinatura do contrato da empreitada de requalificação do troço que liga a Sé Catedral ao Complexo da Misericórdia ocorreu em Julho deste ano.
O documento foi assinado pelo representante da MF Group Construções e Serviços, Arnaldino Tavares, e pelo representante da Unidade de Gestão de Projectos Especiais (UGPE), Nuno Gomes.
LT/HF
Inforpress/Fim
Partilhar