Djam Neguin leva espectáculo “Na-Ná” ao Afrovibes Festival 2025 nos Países Baixos

Inicio | Cultura
Djam Neguin leva espectáculo “Na-Ná” ao Afrovibes Festival 2025 nos Países Baixos
08/10/25 - 01:18 pm

Cidade da Praia, 08 Out (Inforpress) – O artista cabo-verdiano Djam Neguin apresenta o espectáculo “Na-Ná” no Afrovibes Festival 2025, nos dias 08 e 11 de Outubro, em Utrecht e Amesterdão (Países Baixos) reafirmando a presença de Cabo Verde nas artes contemporâneas africanas.

Segundo o documento enviado à Inforpress, o espectáculo “Na-Ná” é uma criação que cruza dança, teatro físico, música e estética afrofuturista para revisitar a memória cultural de Cabo Verde e imaginar futuros da sua cultura.

A obra inspira-se na figura lendária de Na-Ná, homem das tradições orais da ilha de Santiago, conhecido por animar festas populares com um ferrinho e por estar associado, junto de Funa, à génese do funaná, uma das danças mais emblemáticas do país.

“A presença do artista no Afrovibes marca, não apenas a circulação internacional de uma das obras mais ousadas da nova cena cabo-verdiana, mas também um gesto simbólico de afirmação artística e política, inserindo Cabo Verde no mapa das grandes conversas contemporâneas sobre a memória, herança cultural e futuros africanos”, escreveu.  

“No palco, o intérprete atravessa gestos que evocam a fisicalidade da dança tradicional, mas contaminados por camadas contemporâneas: luzes pulsantes, teatralidade e uma estética futurista que remete para a possibilidade de ‘futuro africano’ reinventando a partir da memória e pensamento de um corpo que vai além do mundo”, diz a mesma fonte.

Mais do que reconstruir um passado, “Na-Ná” cria um território de fricção, onde o corpo surge como espaço de disputa simbólica de resistência, de erotismo, de ritual, mas também de crítica às formas como a história tem sido narrada e filtrada por estruturas coloniais e patriarcais.

O trabalho inscreve-se num percurso mais amplo do artista, que tem construído uma trajectória marcada por cruzamentos entre a dança contemporânea, música urbana, teatro e performance visual.

É nesse contexto que “Na-Ná” ganha especial relevância, ao propor um olhar inventivo sobre a tradição cabo-verdiana, ao mesmo tempo que a projecta para o futuro.

A obra vai ser apresentada hoje (08 de Outubro), às 19:00, no Theater Kikker, em Utrecht, e a 11 de Outubro, às 19:00, no Frascati Theatre, em Amesterdão.

KF/SR//HF

Inforpress/Fim

Partilhar