Cidade da Praia, 29 Mai (Inforpress) – O director do Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional de Angola, Manuel Mbangui, destacou hoje o esforço do Governo de Cabo Verde na melhoria de condições de qualificação do capital humano.
O responsável angolano falava à imprensa no final de uma visita efectuada hoje ao Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI) acompanhado da ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social de Angola, Teresa Rodrigues Dias, que se encontra de visita oficial ao país, de 28 a 30 deste mês.
“Nós estamos desde esta manhã a visitar algumas estruturas ligadas à formação profissional e ao emprego e a avaliação que nós fazemos é que, de facto, existe um grande esforço por parte do Governo de Cabo Verde para a melhoria de condições da qualificação do capital humano”, avançou.
Manuel Mbangui disse verificar ainda grandes evoluções alcançadas no arquipélago no domínio da formação profissional.
“Desde logo, a existência de centros especializados em várias áreas, quer na área de hotelaria e restauração, ou seja, o turismo, assim como na área da transição energética”, apontou.
Segundo argumentou, a visita efectuada ao CERMI dá essa visão de preocupação que Cabo Verde emprega na questão da transição energética, um tema que, sublinhou, é actual para todos os países.
“E Angola, neste momento, também está a desenvolver esforços para a expansão da sua oferta formativa, modernizada, mas, acima de tudo, também estamos preocupados com essas questões da transição energética”, revelou, lembrando que se trata de um país produtor de petróleo, daí a “forte” preocupação no que diz respeito à transição energética.
Neste sentido, o dirigente angolano considerou ser esta uma visita bastante proveitosa, pelo que, adiantou, vão trabalhar internamente com as suas equipas para ver em que medida poderão cooperar com Cabo Verde onde diz ter assistido a vários avanços na formação dos quadros.
“Do encontro que tivemos com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) efectivamente entendemos que existem oportunidades excelentes para cooperar no domínio da formação dos nossos formadores e existe uma oportunidade excelente de troca de informação a nível da implementação dos sistemas de qualificação”, afirmou.
De modo que, acrescentou, estão a estudar a realização de um encontro dos Institutos de Emprego e Formação Profissional, a nível da CPLP e a nível dos PALOP, visando a partilha de experiências nessa grande temática.
ET/HF
Inforpress/Fim
Partilhar