Cidade da Praia, 18 Mai (Inforpress) – A directora do Museu de Educação, Clara Marques, apelou à colaboração entre as entidades públicas e privadas para impulsionar a cultura museológica em Cabo Verde e garantir um futuro brilhante dos museus para as próximas gerações.
Clara Marques lançou este apelo em declarações à Inforpress, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus que se celebra a 18 de Maio, considerando que há necessidade de se repensar o futuro dos museus, que, a seu ver, são mais espaços de preservação e agentes activos na formação de comunidades sustentáveis e inclusivas.
Este ano, o lema “O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação” sublinha como os museus podem contribuir para o desenvolvimento das comunidades num mundo marcado por profundas mudanças sociais, tecnológicas e ambientais.
Destacou a importância de preservação dos museus, uma maior dinamização dos espaços museológicos e a aposta na inovação, na interacção com o público e na adaptação aos desafios do mundo moderno.
Os museus, de acordo com Clara Marques, podem tornar-se espaços mais vivos, relevantes e atractivos, através da implementação de tecnologias, da oferta de experiências personalizadas e da promoção da colaboração com outras instituições e comunidades.
“Nós pensamos que o país desenvolve-se também com a contribuição do museu. Porque o museu não só guarda memórias, como também é um espaço educativo onde se pode aprender no quadro da educação não formal. Por isso é importante que as nossas autoridades, sobretudo ligadas à cultura e à educação, tenham em mente essa questão”, afirmou.
Lamentou o facto de ainda em Cabo Verde ter pouca cultura de visita aos museus, daí, realçou a necessidade de haver um reforço de parcerias entre os museus públicos e privados na promoção de acções de sensibilização sobre a importância dos museus.
“Penso que é preciso juntarmos os museus privados, os museus públicos, através do Instituto do Património Cultural (IPC), que tutela os museus, e que nós deveríamos fazer um grande trabalho de sensibilização e de motivação das pessoas para começarem a ter uma cultura de visita aos museus, criar o gosto pela arte e pela cultura”, declarou.
Informou, por outro lado, que este ano para celebrar a efeméride, o Museu de Educação irá receber a visita de alunos para conhecerem o museu e terem oportunidade de explorarem objectos, arte e história, permitindo aos mesmos aprender sobre o passado, a cultura e a arte de diferentes épocas.
A directora do Museu de Educação lamentou, no entanto, o facto de o museu que dirige estar nos últimos tempos de portas fechadas por não ter sido possível ainda colocar um coordenador do espaço a trabalhar em tempo integral.
“Apesar de vários encontros com a delegada do Ministério da Educação, com o senhor ministro da Educação, mas infelizmente ainda não conseguimos uma pessoa para pôr à frente no museu. Daí, que o apelo que eu faço é que haja voluntariado por parte dos estudantes, dos estagiários, e também das autoridades, onde nós pedimos sempre um apoio porque o museu é muito importante em qualquer sociedade”, afirmou.
Ao falar dos desafios que o referido museu enfrenta, Clara Marques apontou a aposta na modernização e inovação do espaço e a implementação do Dia Nacional dos Estudantes, como maiores desafios a serem ultrapassados.
“Há algumas condições básicas que nós temos que ter para poder criar uma dinâmica a nível dos museus e para que o futuro dos museus seja brilhante porque os museus são importantes em toda a sociedade. E há uma frase muito célebre que diz que a intelectualidade de um país é vista a partir do número de museus existentes”, concluiu.
O Projecto Museu de Educação iniciou-se com a criação da Associação para a Promoção do Património Educacional de Cabo Verde (ASPPEC) que tem entre os seus principais objectivos a preservação, promoção, salvaguarda, e valorização do Património Educacional, em particular no domínio museológico e bem assim, a promoção da investigação e da formação para o desenvolvimento do Sistema Educativo Nacional.
O Dia Internacional dos Museus é celebrado anualmente a 18 de Maio.
A celebração da data é feita desde o dia 18 de Maio de 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus (organismo da Unesco).
Neste dia vários museus têm entrada gratuita, sendo possível visitar as suas exposições e obras, assim como participar nas iniciativas preparadas para comemorar o Dia Internacional dos Museus.
CM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar