Director da Escola Boa Formação aponta falhas na manutenção de estradas e alerta para risco de degradação

Inicio | Sociedade
Director da Escola Boa Formação aponta falhas na manutenção de estradas e alerta para risco de degradação
30/09/25 - 02:16 pm

Cidade da Praia, 30 Set (Inforpress) – O director da Escola de Condução Boa Formação, Samuel Morais, disse hoje que tem havido uma falha na manutenção das estradas, alertando para a necessidade urgente de evitar riscos de acidentes e degradação das vias públicas.

Em declarações à Inforpress, Samuel Morais relatou que recentemente sofreu um acidente com a sua motocicleta devido a um buraco na via, defendendo que a questão da segurança rodoviária deve ser entendida também como “dignidade da vida humana”.

“Num só domingo, chegaram a registar-se três acidentes no mesmo buraco, na descida de Ponta d’Água. Não podemos aproveitar estas situações para fazer política, é uma responsabilidade partilhada entre todos, desde o Governo à Câmara Municipal”, realçou.

O responsável apontou que, em zonas como a subida do Hospital Universitário Agostinho Neto (HUAN), existem buracos com mais de três metros de comprimento que obrigam os condutores a fazer manobras perigosas, muitas vezes resultando em acidentes ou quase-acidentes.

“Até ambulâncias têm dificuldade de circular, desviando-se para não cair nos buracos”, acrescentou, alertando que a degradação das vias públicas, sobretudo os buracos, representam sérios riscos para a segurança rodoviária e a vida das pessoas.

Para Samuel Morais, a manutenção das estradas deve ser corrente e acompanhar o rápido crescimento do parque automóvel na cidade da Praia.

“Com as chuvas, o problema agrava-se ainda mais. A mobilidade terrestre é dignidade da pessoa humana, é crescimento económico e aceleração da economia”, sustentou, defendendo actuação urgente na matéria.

O director enfatizou ser preciso prevenir constrangimentos que afectam não apenas os automobilistas, mas também situações mais sensíveis.

“Imagina uma mulher grávida, já saindo do hospital, após dar à luz, a ser levada naquela estrada da Prainha. Consegue sentir o constrangimento? ela está sensível!”, lamentou.

LT/HF

Inforpress/Fim

Partilhar