Dia Mundial do Professor:  Docente Henrique Varela apela à assunção da profissão com “responsabilidade e obrigação” (c/áudio)

Inicio | Sociedade
Dia Mundial do Professor:  Docente Henrique Varela apela à assunção da profissão com “responsabilidade e obrigação” (c/áudio)
05/10/24 - 12:56 am

Cidade da Praia, 05 Out (Inforpress)- O professor do ensino secundário, Henrique Varela apelou hoje a todos os docentes que assumam a profissão com “responsabilidade, competência, obrigação e profissionalismo”, independentemente de qualquer circunstância.

Henrique Varela, com 20 anos de tempo de serviço no liceu Amílcar Cabral, em Assomada, Santa Catarina, falava em entrevista à Inforpress a propósito do Dia Mundial do Professor, comemorado anualmente a 05 de Outubro, em homenagem a todos os professores, a nível mundial.

Henrique Varela, licenciado em Sociologia, sublinhou o simbolismo da data, considerando ser importante homenagear esses profissionais da educação por serem um “pilar essencial” para a sociedade.

“Professor é uma classe nobre que reina sobre todas as classes, um protagonista nato. Trata-se de uma profissão mãe de todas as outras, ou seja, por detrás de todas as profissões, tem a mão de um professor”, disse.

Este docente defendeu que esta classe merece todo o "respeito e consideração" por parte da sociedade e das autoridades, a todos os níveis.

“Quem partilha os conhecimentos é considerado uma figura especial”, afirmou, ressaltando que por ser especial precisam de “mais reconhecimento” por parte da sociedade.

Para acompanhar a evolução da sociedade actual, sobretudo com os avanços das novas tecnologias, a mesma fonte aconselhou aos professores a estudarem e pesquisarem cada vez mais e ter sempre a capacidade de adaptação, de acordo com o tempo e as circunstâncias.

Aconselhou ainda ao cultivo do saber a tempo todo e a cada ano lectivo.

De acordo com o docente, com os avanços tecnológicos, a educação está a ter “grande impacto” na sociedade, porque, conforme explicou, os alunos, com apenas um telemóvel, podem fazer pesquisas e acessar muitas informações e convertê-las em conhecimento, diferente de antigamente que havia poucos meios.

Isso, acrescentou, traz "mais bagagem" para o enriquecimento e aprendizagem dos estudantes.

E neste quesito, disse que o professor fica com o papel de orientador, mas lembrou que o mesmo "nunca perde" o seu lugar e o seu papel como professor, considerando que a palavra final é sempre dele.

“As novas tecnologias não substituem o professor, pois, acompanha o professor. E pode até facilitar o trabalho do professor, porque o aluno consegue em tempo real e recorde receber uma ou outra informação que pode ser convertida em conhecimento”, explicou este professor liceal.

A nível dos desafios, garantiu que a cada época tem os seus desafios, e cada tempo tem um professor que merece aquele tempo.

Acrescentou, neste aspecto, que cabe a cada pessoa que está a trabalhar nesta área ter a capacidade da resiliência, de adaptar-se ao tempo onde ele está inserido, ao contexto e aos alunos com quem ele está a lidar.

“Por exemplo, os problemas de hoje devem ser enfrentados com a tecnologia de hoje, com os recursos de hoje. Os problemas daqui a 50 anos irão ser enfrentados com a tecnologia, com os recursos daqui a 50 anos", comentou.

Aos seus pares, deixou uma mensagem de encorajamento, aconselhando-os a partilharem os seus conhecimentos com responsabilidade e profissionalismo, independentemente das situações que estão a enfrentar, lembrando que os alunos “não têm culpa" de nada que os atinge.

O Dia Mundial do Professor foi criado pela UNESCO em 1994, com o objectivo de chamar a atenção para o papel fundamental dos professores na sociedade e na instrução da população.

DG/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar