Cidade da Praia, 22 Mar (Inforpress) – O presidente da Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento (ADAD), Januário Nascimento, pediu hoje a implementação das legislações ligadas à protecção dos recursos hídricos, chamando atenção para a necessidade de mobilização e poupança da água.
Em declarações à Inforpress, no âmbito do Dia Mundial da Água, assinalado anualmente no dia 22 de Março, Januário Nascimento precisou ser fundamental o envolvimento das escolas, associação dos agricultores, autarquias e Governo na mobilização e redução das perdas de água.
“Particularmente, na cidade da Praia temos uma grande perda de água e isso cria um grande problema porque há questões da educação das pessoas, mas é preciso dar também atenção aos equipamentos”, alertou, apelando à sensibilização dos utentes.
Torna-se necessário, elucidou o responsável, criar as condições técnicas e materiais para preservar este precioso líquido, tomando medidas para implementar toda legislação ligada à protecção da água.
A associação, avançou, planeia um conjunto de actividades para assinalar a data, com visitas às escolas e plantação de árvores até dia 23, com o intuito de apelar às pessoas a utilizar mecanismos de poupança da água para que no futuro possam adquirir a um preço mais barato.
O acesso adequado à água é um direito humano, porém, o uso inadequado e insustentável desse recurso natural aliado às mudanças climáticas e às desigualdades sociais, resultam em escassez para a população mundial.
De acordo com o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2023, elaborado pela UNESCO em parceria com a ONU Água sob o tema “Parcerias e Cooperação para a Água”, prevê-se um aumento do número de pessoas afectadas pela escassez de água nos próximos anos.
Estima-se que até 2050, entre 1,7 e 2,4 milhões de pessoas possam ser impactadas pela escassez.
A falta de acesso à água potável afecta cerca de 2 bilhões de pessoas, ou seja, 26% da população mundial.
O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de Março de 1992, visando à conscientização da população a respeito da substância, fonte essencial para a vida no planeta.
Além de instituir o Dia Mundial da Água, a ONU divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água ordenada em dez artigos.
LT/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar