Cidade da Praia, 14 jun (Inforpress)-O presidente da Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento (ADAD) considerou hoje ser importante a adopção de uma educação ambiental de “todos” que visa o combate à desertificação no país.
Em entrevista à Inforpress, a propósito do Dia Mundial de Combate à Desertificação, que se assinala a 17 junho, o presidente da ADAD, Januário Nascimento, chamou a atenção das autoridades e da sociedade civil para a necessidade de adopção de práticas que permitam a protevção do ambiente.
Recomendou neste caso uma “aposta forte” na plantação de árvores, adequadas para o solo, mas sobretudo no cuidado que se deve ter com essas plantações.
“A começar pelas escolas, envolvendo também os parceiros nacionais e internacionais, para que essa grande luta contra a desertificação seja eficaz, visto que está intimamente ligada também às alterações climáticas”, disse Januário Nascimento.
Para o presidente da ADAD é preciso unir esforços para salvar o planeta, neste caso, mencionou a sustentabilidade em todas as atividades, isto é, sensibilizar as pessoas pela necessidade de cuidar do meio ambiente.
Assunto que segundo o mesmo será abordado no Fórum Salvar o Planeta e 30 Anos da convenção sobre a Desertificação a ser realizada hoje na Universidade de Cabo Verde.
“Este evento representa um esforço conjunto de diversas entidades, incluindo organizações governamentais, académicas e da sociedade civil, para abordar as questões pertinentes relacionadas com a preservação do ecossistema marinho e terrestre, em consonância com a Década das Nações Unidas para a Recuperação de Ecossistemas (2021-2030)”.
OS/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar