Assomada, 31 Mai (Inforpress) – As crianças das creches, jardins-de-infância e do Ensino Básico Obrigatório (EBO) divertiram-se hoje com as actividades organizadas para comemorar o Dia Mundial da Criança, assinalado a 01 de Junho.
A movimentação foi visível em quase todas as instituições de ensino, com actividades promovidas pela Câmara Municipal de Santa Catarina, na praça central de Assomada, oferecendo aos mais pequenos uma tarde “diferente” e com várias opções de lazer e divertimento.
Na praça, reunira-se crianças, muitas, acompanhadas dos pais e encarregados da educação, mas também algumas um pouco mais entendidas, que mesmo sendo da faixa etária dos nove, dez e onze anos, já sabem dos seus direitos, mas também dos seus deveres, além de já terem conhecimento das consequências da desobediência das crianças para o futuro dos mesmos e da sociedade.
Como disse o pequeno Maurício, 01 de Junho é um dia de alegria para todas as crianças e é por isso que o que tem a pedir é paz para todos, pois, com a paz as crianças podem viver felizes.
Aos pais de todo o mundo pede que continuem a cuidar dos filhos e proteger os seus direitos, mas também pediu às crianças que muitas vezes não obedecem aos pais e começam a desviar, que pensem bem, pois, reforçou “a vida do álcool, da briga não leva a lugar nenhum”
Igualmente, para a Eliana, de 10 anos, o dia é também de celebrações muito especial, considerando que as crianças estão a ser bem cuidadas e para os seus pais, a única mensagem que deixou foi uma “muito obrigada”, sem mais explicações.
Na escola, esta criança contou que fizeram várias actividades como cantar, dançar, lanches.
Sobre a actividade na praça, o director da Educação e Formação Profissional, Claudino Cabral, considerou que este dia é reservado para todas as crianças, mas também um dia para chamar a atenção da sociedade sobre a luta pelos direitos dos mais pequenos que deve ser contínua.
Adiantou que a autarquia tem tido, todos os anos, essa preocupação de assinalar o dia, com actividades diversas, permitindo assim a todas as crianças do município festejar um dia em pé de igualdade.
Para comemorar o Dia Mundial da Criança estão organizadas várias actividades em todos os municípios da região Santiago Norte, como jogos de diversão, pula-pula, pinturas faciais, danças, cânticos, entre outros.
Em Santa Catarina, o Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) e a câmara municipal assinalam este dia com uma batucada, a partir das 08:00, com partida junto à Delegação do Ministério da Educação, e pretendem percorrer as principais artérias da cidade, nomeadamente, Avenida da Liberdade, Portãozinho, Cutelo, Chão dos Santos e Praça Central.
A batucada pretende chamar a atenção para os direitos da criança ao afeto, ao amor e compreensão, a uma alimentação adequada, a cuidados médicos, a educação gratuita, a crescer num clima de paz e fraternidade e a sua proteção contra todas as formas de exploração, entre outros direitos.
No dia 1 de Junho comemora-se o Dia Mundial da Criança. Esta efeméride foi assinalada pela primeira vez em 1950 por iniciativa das Nações Unidas, com o objetivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças então enfrentavam.
MC/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar