João Teves, 01 Out (Inforpress) – O ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social destacou hoje um conjunto de acções e medidas de política adoptadas pelo Governo para o envelhecimento saudável, digna e activa dos idosos cabo-verdianos, entre elas pensão social e assistência medicamentosa.
“Neste Dia Internacional do Idoso, acima de tudo, é um dia para celebrarmos o respeito e a admiração que todos devem ter pelas pessoas idosas, porque são pessoas que já deram muito para este país e que precisam agora, nesta fase da sua vida, de muito cuidado, carinho e amor”, afirmou Fernando Elísio Freire.
Freire, que falava à imprensa, à margem das actividades comemorativas do quinto aniversário da Fundação Sima Júlia, do Dia Internacional dos Idosos e, ainda, da Santa Terezinha, padroeira da referida instituição, assinalados hoje, assegurou que é da responsabilidade do Governo criar todas as condições para que as pessoas da terceira idade tenham uma vida saudável, digna e activa.
De entre medidas e políticas públicas direccionadas às pessoas idosas, destacou a atribuição da pensão social, em que os idosos são prioridade, a criação de centros de dia e lares de idosos, a assistência medicamentosa, a isenção da taxa moderadora de saúde, entre outras.
Sobre a pensão social, Fernando Elísio Freire garantiu que, neste momento, não há, praticamente, pendentes de pessoas idosas que não têm tido nenhum tipo de rendimento que estão à espera de pensões.
Acrescentou ainda que o Governo tem criado as condições para que os idosos tenham o maior número de actividades possíveis.
Entretanto, defendeu que é necessário que se vejam os idosos como “cidadão de corpo interno”.
“É por isso que, no estatuto da pessoa idosa, estamos a desenvolver acções que lhes permita, por exemplo, estarem mais activos, com mais voluntariado, a estarem em espaços onde são cuidados e tenham toda a dignidade possível”, disse.
“Normalmente, em tudo aquilo que são as suas necessidades o Estado tem vindo a actuar. Naturalmente que ainda nos falta fazer muito, mas já se fez um longo caminho e é este caminho que temos de continuar a percorrer”.
Na mesma linha, o presidente da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos, Carlos Vasconcelos, destacou um conjunto de acções desenvolvidas pela edilidade através do Gabinete de Promoção Social em prol dos idosos lourentinos.
“Neste momento, temos cuidadores que ajudam os idosos, sobretudo os acamados, temos uma sala de atendimento específico para pessoa idosa no Centro de Saúde de São Lourenço dos Órgãos e temos a Fundação Sima Júlia, uma grande parceria da edilidade que também tem trabalhado em prol dos nossos idosos”, enumerou o edil laurentino.
Segundo Carlos Vasconcelos, o município que lidera, desde 2016, apesar das suas limitações financeiras, tem apoiado os idosos na reabilitação de casa e na aquisição de medicamentos.
Para assinalar o seu quinto aniversário, o Dia Internacional dos Idosos e o dia da Santa Terezinha, sua padroeira, a Fundação Sima Júlia tem em curso, desde o dia 23 de Setembro, a “Semana do Idoso” com um leque de actividades como atelier de pintura, de música e de dança e, ainda, uma mesa-redonda.
As actividades tiveram o seu pico hoje com uma missa e procissão, em honra à sua padroeira, apresentação do vídeo “Abraço”, pelo autor Mário Daniel Tavares, entrega de certificados aos seus parceiros, almoço de confraternização e actividades culturais.
O Dia Internacional da Pessoa Idosa foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e este ano é celebrado sob o lema “Resiliência das pessoas idosas num mundo em mudança”.
É uma oportunidade de realçar e recordar o importante papel que os idosos desempenham na resposta aos desafios globais e contribuir para soluções com resiliência e coragem.
FM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar