Cidade da Praia, 01 Jun (Inforpress) - O Presidente da República considerou que o Dia Internacional das Crianças, celebrado hoje, interpela a pensar na educação, saúde e segurança social das crianças, assim como na violência baseada no género e a violência sexual contra menores.
Em mensagem endereçada à Nação, José Maria Neves apelou à melhoria das condições de vida das crianças, salientando que esta data interpela a todos a estar presente, “cuidar com amor” e “muito engajamento cívico”.
“Vale a pena, pois, neste 01 de junho, pensarmos em como aumentar os investimentos para termos uma educação de muito mais qualidade para as nossas crianças, adolescentes e jovens, para termos mais e melhor saúde, mais e melhor segurança social e para cuidarmos melhor das crianças com deficiência e portadoras de necessidades especiais” realçou, pedindo mais oportunidades aos pequenos.
O chefe de Estado destacou o papel dos cabo-verdianos a fim de tornar a sociedade “mais presente, sã e inclusiva”, com igualdade de oportunidades e acesso às prestações sociais para todas as crianças, chamando igualmente atenção para a maternidade e paternidade irresponsável.
O Dia Mundial da Criança foi estabelecido oficialmente em 1950 na sequência do congresso da Federação Democrática Internacional das Mulheres, realizado em 1949, em Paris, com o objectivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças então enfrentavam.
LT/AA
Inforpress/Fim
Partilhar