Deputado cabo-verdiano defende reforço da integração económica e aposta em energias renováveis na CEDEAO

Inicio | Cooperação
Deputado cabo-verdiano defende reforço da integração económica e aposta em energias renováveis na CEDEAO
30/07/25 - 05:00 pm

Cidade da Praia, 30 Jul (Inforpress) – O deputado Orlando Dias defendeu hoje a necessidade da CEDEAO centrar os seus esforços na integração económica e na implementação de programas de desenvolvimento nas áreas das energias renováveis, turismo e estabilidade democrática.

Orlando Dias fez estas declarações no âmbito da visita de um grupo de deputados que se encontra em Cabo Verde para participar em actividades de monitorização e fiscalização do Centro para Energias Renováveis e Eficiência Energética (ECREEE, sigla em inglês), tendo estado num encontro com o Presidente da República, José Maria Neves.

O deputado sublinhou as várias áreas de cooperação que o Governo de Cabo Verde pretende reforçar com os países membros da organização.

“Desde logo, a questão energética, a ligação marítima com a CEDEAO, a área económica, a área social, a área de programas e projectos relacionados com a infra-estruturação da sub-região. Várias são as áreas, e nós devemos caminhar para a industrialização da nossa sub-região”, afirmou o deputado.

Questionado sobre a dívida de Cabo Verde para com a CEDEAO, o deputado respondeu que essa dívida já não constitui uma preocupação, uma vez que o Estado cabo-verdiano transferiu 50 mil contos para a organização e irão continuar a esforçar-se para cumprir com as obrigações.

Em relação à integração africana, Orlando Dias sublinhou que, durante o encontro com o Presidente da República, José Maria Neves, foi abordada a necessidade de reformas no seio da CEDEAO e que a comunidade tem apostado fortemente no seu funcionamento.

Contudo, o deputado ressaltou que deve haver um maior investimento na implementação de programas e projectos de desenvolvimento.

“Pensamos que a CEDEAO deve concentrar-se essencialmente na integração económica. As questões políticas de cada país são importantes, mas, se nos concentrarmos nas questões económicas, aí sim estaríamos a cumprir o objectivo principal da criação da CEDEAO”, acrescentou Orlando Dias.

Sobre Cabo Verde servir de modelo para outros países da CEDEAO no domínio das energias limpas e da eficiência energética, defendeu que o país é um exemplo em termos de democracia e estabilidade, com excelentes indicadores de desenvolvimento em áreas como a saúde e a educação e com condições para ser pioneiro a nível das energias renováveis.

Por fim, Orlando Dias referiu-se à segurança alimentar e às alterações climáticas como desafios importantes para a região, e afirmou que o Parlamento da CEDEAO, embora sendo um órgão consultivo, tem elaborado várias moções no sentido de trabalhar para garantir a segurança alimentar e a protecção do ambiente.

JBR/HF

Inforpress/Fim

Partilhar