Cidade da Praia, 31 Mar (Inforpress) - A deputada eleita nas lista do MpD Carmem Martins alertou hoje, na Praia, para a situação económica das mulheres em Cabo Verde, “que continua sendo uma preocupação”, destacando a necessidade de “uma maior atenção” a esta questão.
A parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD, poder) e presidente da primeira comissão especializada falava à imprensa durante a reunião da Rede de Mulheres Parlamentares da Assembleia Parlamentar da CPLP.
Sobre a realidade da igualdade de género em Cabo Verde, Carmem Martins sublinhou que a situação “não é motivo de depressão", mas também “está longe de ser eufórica".
"A mulher é frequentemente retratada como o rosto da pobreza, mas essa é uma meia verdade. Apesar das dificuldades, a mulher é a provedora da família e desempenha um papel crucial na sociedade. Devemos reconhecê-la como uma heroína, e não apenas como vítima da pobreza", destacou.
A deputada reforçou ainda a necessidade de “maior partilha” das responsabilidades do dia-a-dia, para permitir que as mulheres tenham mais tempo para si, para a família e para contribuir para o desenvolvimento do país.
"Os parlamentares devem propor e exigir medidas mais eficazes, pois as soluções actuais ainda não são suficientes. Estamos na linha da frente para travar este combate", garantiu.
Sobre a relação entre mudanças climáticas e a situação das mulheres, Carmem Martins sublinhou que este é um tema de “grande preocupação” em Cabo Verde.
"As mudanças climáticas impactam diretamente a vida das mulheres, especialmente nas zonas mais vulneráveis. Como deputadas de Santiago Norte, conhecemos bem esta realidade e sabemos que é fundamental trazer respostas mais concretas para apoiar as nossas mulheres", frisou.
A reunião das mulheres parlamentares pretende discutir sobre estas temáticas com vista a partilhar experiências, posições e concertar ações para ajudar os Estados-membros da CPLP que sofrem com esses problemas.
"Vamos debruçar-nos com todo o empenho e atenção sobre estas temáticas”, disse a deputado revelando que vão ter que, depois, elaborar um relatório com contributos significativos para o progresso das nações".
A reunião decorrerá no dia 31 de Março e 1 de Abril, no salão VIP da Assembleia Nacional e serão discutidas temas como a igualdade de género e as alterações climáticas.
A Reunião da Rede de Mulheres Parlamentares continua com debates e propostas de acções concretas para enfrentar estes desafios, reafirmando o compromisso das parlamentares na construção de sociedades mais justas e igualitárias.
TC/AA
Inforpress/Fim
Partilhar