Espargos, 10 Out (Inforpress) – Uma delegação dos Estados Unidos da América (EUA), integrada por especialistas de várias áreas, está de visita à ilha do Sal com o propósito de identificar oportunidades de parcerias no domínio das economias verde e azul.
Depois da cidade da Praia e de São Vicente, a delegação norte-americana, chegou quarta-feira ao Sal, onde, além do turismo, esteve a conhecer o trabalho de conservação das tartarugas, realizado na ilha pelo Projecto Biodiversidade e o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica.
Em declarações à Inforpress, a cientista-chefe do Instituto de Pesquisa de Sistemas Ambientais, Dawn Wright, manifestou a sua satisfação com tudo o que puderam vivenciar.
“Estou muito feliz por estar aqui em Cabo Verde. Minha área é o mapeamento ambiental e, por isso, é muito emocionante ver o trabalho que está acontecendo aqui no vosso país e também por saber que existe cooperação com outros países”, sublinhou.
“Nós, nos Estados Unidos, e a minha empresa em particular, gostaríamos de ter alguma parceria com os institutos e com as organizações de conservação ambiental que visitamos, estamos muito ansiosos por isso e eu, realmente, gostei de tudo”, continuou.
A caminhar para o final desta visita a Cabo Verde, a chefe de missão, Dorothy McAuliffe, perspectiva “boas parcerias” futuras entre os dois países, cujos laços de amizade vêm de longa data.
“Há muitas ideias que estão sendo formuladas agora e muitas conversas que estão sendo mantidas (…) a delegação trouxe muitas ideias sobre o intercâmbio de pesquisas, a transferência de conhecimento, o fortalecimento da força de trabalho em termos de pesquisa e economia marinhas e também sobre como capacitar o país para apoiar essas indústrias, negócios pesquisas em crescimento”, frisou.
Segundo Dorothy McAuliffe, há “muitas ideias e muitas coisas boas virão”, contudo sublinhou que levam um “pouco de tempo e muitos detalhes para serem resolvidos”.
“Mas temos muita esperança de que a delegação que trouxemos connosco obterá sucesso para os nossos dois países”, concluiu.
A visita da delegação norte-americana termina na tarde de hoje, na cidade da Praia, com um encontro com o governo.
NA/CP
Inforpress/Fim
Partilhar