
Cidade da Praia,18 Nov (Inforpress) – Os dados e a estatística têm actualmente “um papel fundamental” para a tomada de decisões informadas e implementação eficaz de políticas públicas, declarou vice-presidente do conselho directivo do Instituto Nacional de Estatística (INE), Fernando Rocha.
Na abertura da jornada de comemoração do Dia Africano da Estatística, que se assinala hoje, a mesma fonte afirmou que o desenvolvimento de um país “depende e muito” dos dados e da estatística produzida.
“Não existe nenhum país que consiga desenvolver e avançar sem ter estatísticas. Hoje em dia, em todo o mundo, um bom político, para tomar a melhor decisão, para formular a melhor política, tem que ter dados e ter estatística”, reforçou.
Fernando Rocha considerou ainda que é “muito importante” olhar para a estatística e que há necessidade de trabalhar “muito na questão da cultura estatística” para que as pessoas olhem para os dados antes de formularem as políticas e tomarem as melhores decisões.
“Não podemos aspirar a políticas públicas eficazes, desenvolvimento sustentável e a transformação económica sem sistemas estatísticos robustos, independentes e tecnicamente capacitados”, enfatizou.
Considerou, por isso, que num continente que enfrenta desafios como pobreza, pressão demográfica, diversidade cultural e geográfica, os dados se tornam “instrumentos essenciais para a justiça social”.
O vice-presidente do conselho directivo do INE enalteceu o Governo por ter criado condições para que o instituto tenha hoje um sistema que possa introduzir inovações digitais, tecnológicas e metodológicas, assim como a abertura de portas para o acesso e análise de tratamento e até disseminação de dados.
O evento tem como principal objetivo sensibilizar a sociedade para a importância das estatísticas no desenvolvimento socioeconómico do continente.
O Dia Africano da Estatística é uma data criada pela Comissão Económica das Nações Unidas para a África (UNECA), reconhecida anualmente em todos os países africanos.
As comemorações decorrem sob o lema “Alavancar inovações em dados e estatísticas para promover uma sociedade justa, pacífica, inclusiva e próspera para os africanos”.
DG/AA
Inforpress/Fim
Partilhar