Curta-metragem “Marina” vence prémio no Kafuca African Film Festival realizado na Praia

Inicio | Cultura
Curta-metragem “Marina” vence prémio no Kafuca African Film Festival realizado na Praia
22/10/25 - 06:15 pm

Cidade da Praia, 22 Out (Inforpress) - O curta-metragem “Marina”, do realizador Ricardo Leote e produzida pela Nos Raiz, conquistou o prémio de Melhor Documentário na primeira edição do Kafuka African Film Festival, que decorreu de 16 a 19 de Outubro na cidade da Praia.

Segundo consta na nota enviada hoje à Inforpress, o filme foi inspirado na vida de Marina Vaz e retrata a infância da protagonista na histórica Cidade Velha. Explora a sua ligação com o mar, os desafios do quotidiano e a paixão pelo batuque, expressão musical que marcou a sua trajectória.

“Com apenas 15 minutos de duração, o curta-metragem oferece uma viagem pelas memórias de Marina, celebrando a sua força, resiliência e o legado cultural que deixa às futuras gerações”, lê-se.

O percurso internacional da obra inclui exibições no festival documental DOC Luanda, em Angola, no fórum de cinema Kugoma, em Moçambique, e no Centro Cultural de Cabo Verde, em Lisboa, durante o encontro “Batuku - da proibição ao valioso contributo para o nascimento da Nação cabo-verdiana”, no âmbito das comemorações dos 50 anos da independência de Cabo Verde.

O Kafuka African Film Festival (KAFF) apresentou mais de 40 filmes de países africanos, com 24 em competição.

Na categoria de curta-metragem ficção venceu “Sabura” (Falção Nhaga, Portugal), enquanto “Marina” recebeu o prémio principal de documentário, com menção honrosa Nsala (Michael Mbanza, Congo).

De acordo com a mesma fonte, nos longas-metragens documentário, o Kafuka de Ouro foi atribuído a “Mother City” (Africa do Sul) e o Prata a “The Empty Grave” (Tanzânia), na ficção, o Ouro foi para “Minimals in a Titanic World” (Ruanda) e a Prata para Omen (Congo).

A directora artística do festival, Natasha Craveiro, fez um balanço “muito positivo” da primeira edição, ressaltando a grande adesão do público e “salas cheias”.

O evento foi organizado pela Korikaxoru Films, em parceria com o Kuletivu Nhanha e as produtoras Ceiba Produções, Lentilhas Lda. e Nos Raiz, reunindo filmes de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Camarões, Congo, Quénia, Mauritânia, Moçambique, Nigéria, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Senegal, Tanzânia e Uganda.

KF/SR/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar