Cidade da Praia, 28 Mar (Inforpress) – A Comissão Política Nacional (CPN) do MpD esteve reunida hoje para deliberar sobre a necessidade da existência de um pacto entre partidos políticos e a sociedade, pela protecção e fortalecimento da democracia em Cabo Verde.
A declaração feita em conferência de imprensa, esta manhã, pelo secretário-geral do Movimento para a Democracia (MpD), Agostinho Lopes, realça ainda a necessidade do fortalecimento da democracia e boa governação, regulação das redes sociais e inteligência artificial, regulação independente da Comunicação Social, reformas na justiça e garantia de perene implementação, entre outros.
Segundo a mesma fonte, a CPN decidiu mandatar o presidente do partido para, em nome do MpD, desenvolver as diligências conducentes à materialização de tal pacto, envolvendo os partidos políticos do cenário nacional, as organizações da sociedade civil e as confissões religiosas.
Conforme Agostinho Lopes, a CPN deliberou pela aprovação e adopção de uma nova imagem para o partido, durante o período de reestruturação com a retoma do verde, em diversas tonalidades, e do branco visando a reaproximação às origens e da necessidade de comunicar a ideia de mudança.
Explicou também que o encontro apontou a necessidade de um consenso nacional para a defesa e a promoção da democracia.
“Finalmente, por proposta do Gabinete de Apoio ao Processo Eleitoral (GAPE), a CPN decidiu pela renovação do mandato de todas as estruturas concelhias (CPC) e na diáspora (CPCE), com término efectivo até ao final deste ano, referenciando o mês de Junho de 2025 para as eleições, tendo aprovado a respectiva proposta de cronograma”, concluiu.
PC/HF
Inforpress/Fim
Partilhar