Colmeia defende articulação formalizada entre ONG e Estado na implementação das políticas sociais

Inicio | Sociedade
Colmeia defende articulação formalizada entre ONG e Estado na implementação das políticas sociais
11/07/24 - 02:23 pm

Cidade da Praia, 11 Jul (Inforpress) - A presidente da Colmeia, Isabel Moniz, defendeu hoje na Praia, uma articulação formalizada entre as Organizações Não Governamentais e o Estado na implementação das políticas sociais.

Isabel Moniz, enquanto presidente da Associação de Pais e Amigos de Crianças e Jovens com Necessidades Especiais (Colmeia), falava aos jornalistas à margem do fórum de reflexão sobre “O papel que cabe às ONG de cariz social na elaboração e implementação das políticas sociais”.

Considerou que, para além de ser um encontro de reflexão, serve também para mostrar as questões sociais que devem ser implementadas e trabalhadas em conjunto com as políticas económicas.

Citou neste caso, como exemplo, a coparticipação do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) que “ainda não há cobertura”.

“Devemos entender que essas coberturas não são só para crianças que nascem com deficiência, mas também para nós que trabalhamos, podemos contrair vários constrangimentos no dia-a-dia e essas acções contribuem para a melhoria da qualidade de vida”, defendeu Isabel Moniz.

Nessa óptica, reforçou que as ONG são porta voz da implementação de várias políticas públicas, tendo em conta que estão em contacto permanente com as pessoas no terreno.

Isabel Moniz elencou outros desafios como as questões que tem a ver com o abuso sexual, económicas, nutrição e habitação, para as quais, considerou, devem ser dadas a devida atenção.

Afirmou de igual modo que se tem feito “reparo” nesse sentido, com o objectivo de trabalharem em conjunto para que de facto essas políticas públicas cheguem a quem precisa.

OS/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar