Cidade da Praia acolhe a X Conferência Estatística da CPLP

Inicio | Cooperação
Cidade da Praia acolhe a X Conferência Estatística da CPLP
17/12/24 - 04:50 pm

Cidade da Praia, 17 Dez (Inforpress) – A cidade da Praia vai acolher, nos dias 18 e 19 deste mês, a X Conferência Estatística da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), bem como uma reunião dos presidentes e directores-gerais de estatística da CPLP.

De acordo com uma nota, o evento tem como tema central “O Uso das TIC e da Inteligência Artificial na Produção de Estatísticas de Qualidade” e é organizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo a mesma fonte, a conferência estatística da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa é a sequência de encontros periódicos dos presidentes e directores-gerais de estatística dos países de língua oficial portuguesa.

“Este encontro procura trabalhar através do Secretariado Executivo da CPLP para ajudar a estabelecer o desenvolvimento estatístico nos países membros”, lê-se no documento.

Esta conferência assumiu, pela primeira vez, o estatuto de fórum da CPLP, o qual lhe foi reconhecido por uma recomendação adoptada na V Conferência dos Chefes de Estado e do Governo daquela Organização, realizada em São Tomé e Príncipe, em Julho de 2004.

“Com base nessa recomendação, determinou-se a realização da Conferência de Estatística da CPLP e a reunião dos presidentes e directores dos Institutos Nacionais de Estatística da CPLP, de dois em dois anos, num dos Estados membros da comunidade, de forma rotativa”, conforme a mesma fonte.

Pretende-se ainda, com esta iniciativa, focar na qualidade nos INE da CPLP e em todo o Sistema Estatístico Nacional (SEN), com ênfase na integração das TIC e da Inteligência Artificial (IA) no campo da produção estatística, que tem revolucionado a forma como os dados são recolhidos, processados, analisados e divulgados.

A abertura do evento será presidida pelo vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, e contará com as intervenções da vogal do Conselho Directivo do INE de Portugal, Maria João Zilhão, e do presidente do INE, João de Pina Cardoso.

Essas tecnologias tornam os processos mais rápidos, eficientes e precisos, contribuindo significativamente para a produção de estatísticas de qualidade.

JBR/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar