Christie Wahnon diz que Ano da Saúde Mental promoveu literacia da temática no país

Inicio | Sociedade
Christie Wahnon diz que Ano da Saúde Mental promoveu literacia da temática no país
22/11/24 - 03:13 pm

Cidade da Praia, 22 Nov (Inforpress) – A coordenadora do Ano da Saúde Mental em Cabo Verde, Christie Wahnon, fez hoje um balanço positivo das iniciativas implementadas, tendo conseguido aumentar a literacia em saúde mental no país.

Em declarações à imprensa, à margem de uma conferência intitulada “Gerações em Diálogo: construindo uma Sociedade Mais Integrada”, a coordenadora afirmou que o balanço para o final do Ano da Saúde Mental é “extremamente positivo” tendo em conta que conseguiram colocar o tema da saúde mental nas agendas dos cabo-verdianos.

“Acredito que nunca se falou tanto em saúde mental como neste ano. O nosso objectivo era isso mesmo, debater, trazer reflexões acerca da saúde mental. Portanto estamos satisfeitos”, frisou, acrescentando que para os anos vindouros vão ter mais trabalhos e investimento de modo a promover mais debates em torno da temática.

Entre os ganhos conseguidos durante o Ano da Saúde Mental, Christie Wahnon destacou o aumento da literacia da temática no país.

“As pessoas começaram a ver com outros olhos a saúde mental que sempre foi o parente pobre da saúde, começaram a ter menos preconceitos e menos tabus. Falou-se e debateu-se muita coisa sobre a saúde mental”, ressaltou, considerando este “um ganho espectacular e crucial” para a sociedade.

A ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, por sua vez, acrescentou que “valeu a pena” a declaração do ano de 2024 como o Ano da Saúde Mental.

“Nós conseguimos colocar a saúde mental na agenda, nós conseguimos fazer com que todos falassem do tema de uma forma clara e inequívoca e todos passaram a reflectir a saúde mental e da sua importância nas nossas vidas”, disse, sublinhando que “todas as instituições do país” tiveram de uma forma ou de outra uma agenda virada para o Ano de Saúde Mental.

A conferência intitulada “Gerações em diálogo: construindo uma sociedade mais integrada” foi realizada no campus da Escola Universitária Católica, no âmbito do Ano da Saúde Mental em Cabo Verde.

DV/PC//HF

Inforpress/Fim

(ALTEROU-SE A REDACÇÃO DO TÍTULO)

Partilhar