Ribeira Brava, 05 Mai (Inforpress) – Cabo Verde foi escolhido para sediar, em Setembro, o Campeonato Africano de Juniores de Xadrez, a segunda competição mais importante do calendário da Confederação Africana de Xadrez, revelou hoje o presidente da Federação Cabo-verdiana de Xadrez (FCX).
Francisco Carapinha falava à Inforpress, à margem do Campeonato Nacional Feminino e da Taça de Cabo Verde de Xadrez, que decorreram na Ribeira Brava, de 01 a 04 de Maio, destacando que a escolha do país para receber esta competição é um “orgulho enorme”.
Segundo o presidente da FCX, o Campeonato Africano de Juniores de Xadrez está agendado para decorrer de 17 a 25 de Setembro e representa um “marco significativo” para o xadrez cabo-verdiano, fruto de anos de esforços para trazer uma prova internacional de relevo para o país.
“Já há alguns anos que andamos a tentar realizar uma prova internacional do calendário da Federação Internacional e agora conseguimos a segunda competição mais importante da África, que é o Campeonato Africano de Juniores”, afirmou bastante satisfeito.
Apesar da confirmação da atribuição do evento a Cabo Verde, Francisco Carapinha alerta que a sua realização só será possível se houver apoios e patrocínios de empresas e de outros organismos.
Segundo o presidente da FCX, a escolha de Cabo Verde para receber a segunda maior competição do calendário africano de xadrez é vista como “uma honra muito grande”, não só por se realizar em território nacional, mas pelo reconhecimento da capacidade de Cabo Verde em organizar um evento desta natureza.
WM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar