CEDEAO reforça importância das normas regionais para comércio e protecção do consumidor

Inicio | Cooperação
CEDEAO reforça importância das normas regionais para comércio e protecção do consumidor
29/07/25 - 04:06 pm

Cidade da Praia, 29 Jul (Inforpress) – O director da indústria da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) realçou hoje, na Praia, a importância das normas regionais tanto para a protecção do consumidor quanto como ferramenta impulsionadora do comércio entre os países membros.

Kabaré Lassane falava à Inforpress após uma visita à empresa cabo-verdiana Tecnicil Indústria, no âmbito da sessão do Comité Técnico de Gestão de Normas (TMC) da CEDEAO, que decorre na cidade da Praia.

O evento, que iniciou esta segunda-feira e tem a duração de dois dias, foca-se na análise e adopção de normas regionais revistas para alimentos fortificados, como o sal iodado, óleos alimentares e farinha de trigo, uma medida reconhecida como eficaz na prevenção de carências nutricionais.

O responsável salientou que a harmonização dos padrões de qualidade é essencial para facilitar a circulação de produtos certificados na região.

"Produtos de qualidade, devidamente certificados, podem entrar nos mercados regionais com maior facilidade criando novas oportunidades para os produtores e oferecendo garantias aos consumidores", afirmou.

No entanto, Kabaré Lassane alertou para os desafios existentes, sobretudo no que diz respeito à capacidade dos Estados membros em implementar e fiscalizar o cumprimento das normas aprovadas.

A CEDEAO compromete-se, por isso, a reforçar o apoio aos Estados membros através da capacitação das instituições nacionais responsáveis pela padronização, certificação e fiscalização.

“O objectivo é assegurar que os produtos disponíveis no mercado respeitem os critérios definidos, contribuindo assim para a saúde pública, a confiança dos consumidores e a competitividade dos produtores locais”, disse.

Sobre a visita à Tecnicil Indústria, Kabaré Lassane avançou que o objectivo foi de inteirar-se do trabalho feito nesta empresa, que já possui alguns certificados de qualidade, e explorar as possibilidades de acesso aos mercados regionais.

O encerramento da sessão do Comité Técnico de Gestão de Normas da CEDEAO está previsto para as 16:30 desta terça-feira.

ET/CP

Inforpress/Fim

Partilhar