Carnaval: Ministério da Cultura antecipa 50% do apoio financeiro aos grupos oficiais da Praia

Inicio | Cultura
Carnaval: Ministério da Cultura antecipa 50% do apoio financeiro aos grupos oficiais da Praia
10/11/25 - 01:07 pm

Cidade da Praia, 10 Nov (Inforpress) – O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas assinou hoje um protocolo de incentivo financeiro com os quatro grupos oficiais do Carnaval da Praia, garantindo o adiantamento de 50% do valor destinado à preparação do desfile de 2026.

O montante global é de 860 contos, sendo que cada grupo recebe agora 430 contos e uma passagem para Dacar ou Lisboa, de forma a dar seguimento aos preparativos do Carnaval de 2026.

Segundo o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, o valor representa um aumento superior a 20% em relação a 2025 e mais de 50% face a 2024.

Afirmou ainda que a decisão de fazer o adiantamento foi motivada pelas dificuldades que os grupos enfrentam devido à proximidade da data do Carnaval com o início do ano económico.

“Foi nosso propósito fazer este adiantamento de 50% ainda neste exercício, facilitando a preparação e produção do Carnaval do próximo ano. Tivemos de ultrapassar algumas burocracias internas, mas conseguimos concretizar agora, no início de novembro”, vincou o governante.

Segundo o ministro, os quatro principais carnavais de Cabo Verde, São Vicente, São Nicolau, Praia e Sal, já têm assegurado 50% da verba para 2026, estando prevista a entrega da segunda tranche na última semana de Janeiro.

Por sua vez, em representação dos grupos, o responsável do Bloco Afro Abel Djassi, Gamal Mascarenhas, apontou o caráter histórico da medida, sublinhando que é a primeira vez que o Governo procede a uma antecipação do apoio financeiro.

“Queríamos agradecer este gesto do Ministério da Cultura por fazer este adiantamento de 50% do valor, que também foi aumentado. É algo histórico e uma reivindicação antiga dos grupos do Carnaval. Sempre enfrentamos dificuldades porque os apoios e patrocínios chegavam tarde, em cima da hora, o que criava grandes constrangimentos”, afirmou.

Gamal Mascarenhas explicou que a decisão do ministério permitirá aos grupos arrancar com os preparativos do Carnaval de 2026 “com alguma tranquilidade”, sobretudo numa altura em que ainda há dívidas por liquidar do desfile do ano passado.

“Na situação em que nos encontramos, ainda com dívidas por pagar, esta ação vai ajudar a colocar o Carnaval da Praia num patamar mais elevado”, reforçou Gamal Mascarenhas.

Louvou, por outro lado, o apoio do Governo em atribuir uma passagem a cada grupo, com destino a Lisboa ou Dacar, para a aquisição antecipada de materiais.

TC/AA

Inforpress/Fim

Partilhar