Canadá vai financiar novos projectos em Cabo Verde – embaixador

Inicio | Cooperação
Canadá vai financiar novos projectos em Cabo Verde – embaixador
18/02/25 - 06:10 pm

Mindelo, 18 Fev (Inforpress) – O novo embaixador do Canadá em Cabo Verde disse hoje que o seu país vai abrir, em Março, as candidaturas para subvenção financeira de novos projectos em Cabo Verde pelo que apelou à sociedade civil a concorrer.

Marcel Lebleu falava à imprensa após entregar as suas cartas credenciais ao Presidente da República, José Maria Neves, no Palácio do Povo em São Vicente.

Segundo o diplomata, actualmente o Canadá financia três projectos que já estão a ser desenvolvidos por organizações sem fins lucrativos nas ilhas do Fogo, Sal e Santiago, mas no mês de Março será lançado um novo concurso de subvenção financeira.

“Pedimos à sociedade civil que nos enviem seus projectos porque ainda este ano vamos financiar. Há um projecto sobre Violência Baseada no Género (VBG) cujo foco será o combate à violência contra às mulheres que é uma das prioridades do Canadá, porque o nosso país tem uma política feminista a todos os níveis, seja em relação à cooperação seja em relação à sua política com o exterior”, afirmou.

Além da subvenção financeira a projectos, Marcel Lebleu explicou que o Canadá coopera com Cabo Verde, através de vários veículos multilaterais com fundos de investimentos cujos valores ascendem a quatro milhões de dólares anuais.

Sobre as áreas de interesse mútuo, o embaixador disse que quer reforçar as relações bilaterais com enfoque na área do turismo, desejando que o seu país envie cada vez mais turistas canadenses para aproveitar do “lugar maravilhoso” que é Cabo Verde.

Questionado se o conflito comercial com os Estados Unidos e a posição da nova administração americana podem abrir novas perspectivas de cooperação com outros países, principalmente africanos, a mesma fonte considerou que nesta altura é “importante” para o Canadá reforçar as relações de cooperação os países africanos através da diversificação económica.

Além do embaixador do Canadá em Cabo Verde, José Maria Neves recebeu as cartas credenciais de Rachid Saidani, da Tunísia, Mamadou Haidara, da Costa do Marfim, Saidou Maiga  do Burkina Faso.

Também estão previstas as apresentações de Amie Fabureh, da Gâmbia, Tibor Kralik, da República Eslovaca, e Titta Maja, da Finlândia.

CD/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar