Tarrafal, 27 Fev (Inforpress) – A Câmara Municipal do Tarrafal revelou hoje o desejo de colaborar com escolas de iniciação desportiva para afastar os jovens dos males sociais, numa iniciativa voltada para o bem-estar das crianças e adolescentes do município.
Este desiderato foi manifestado em declarações à Inforpress pelo vereador responsável pela área do desporto no município, aquando da entrega de materiais a duas escolas de iniciação desportiva, o Grémio e o Real El Sonhador.
O autarca destacou a importância do investimento em actividades desportivas como forma de promover um ambiente saudável e seguro para as crianças.
“Estamos conscientes que muitos jovens enfrentam dificuldades e não possuem os materiais necessários para participar das actividades. Por isso, a nossa autarquia se compromete a fornecer não apenas bolas, cones e coletes, mas também a buscar parcerias que garantam a continuidade desse apoio”, explicou.
Antonino Monteiro, ressaltou que o trabalho das escolas de iniciação desportiva vai além do aspecto atlético, desempenhando também um papel social “fundamental” ao criar um espaço acolhedor para os jovens, além da necessidade de trabalhar nas camadas mais pequenas para se ter atletas no futuro.
“Com a crescente onda de emigração, é crucial investir nessas escolas para formar futuros atletas e, mais importante, para afastar as crianças dos problemas sociais que afligem a nossa comunidade”, afirmou.
A iniciativa, que começou com as escolas de futebol, será ampliada para incluir outras modalidades e instituições, buscando envolver toda a sociedade civil no combate aos desafios sociais.
O foco da câmara, segundo a mesma fonte, é promover um trabalho educativo junto aos monitores e responsáveis das escolas, além de envolver pais e encarregados de educação na criação de um ambiente mais seguro e acolhedor para as crianças.
“É fundamental que todos nós, como comunidade, estejamos atentos aos males sociais que estão cada vez mais presentes e a câmara está determinada a encontrar formas de apoio e colaboração para garantir que as nossas crianças tenham um futuro melhor”, concluiu Antonino Monteiro.
Por seu turno, o presidente da escola Real El Sonhador, o presidente, Arlindo Correia, explicou que a escola foi aberta desde 2008, mas até então funcionam com diversas dificuldades, pese embora a dedicação dos seus atletas que têm conquistado alguns torneios locais e em outros municípios quando são convidados.
A escola, segundo aquele dirigente, tem adolescentes e jovens com idade compreendida entre os 11 a 19 anos e os poucos materiais que têm é fruto da conquista dos seus atletas e alguns oferecidos por atletas que passaram pelo Real El Sonhador e que hoje se encontram fora do país, destacando a acção de Pany Varela.
Esta escola não se dedica somente à prática do futsal, mas também do futebol de 11 e é a partir da equipa do futebol de 11 que são seleccionados aqueles que participam na equipa de futsal para competir em alguns torneios de que são convidados.
Arlindo Correia ressaltou ainda que a missão desta escola não é somente o desporto, pois a vertente social foi um dos impulsionadores dessa iniciativa, explicando que em Chão Bom há muita gente e muitas vezes os jovens sem ocupação acabam por enveredar por maus caminhos.
Daí, prosseguiu, decidiram criar esta escola para manter os adolescentes e jovens em grupos de sã convivência, fazendo também um acompanhamento dos mesmos na escola de forma a ajudá-los a evitar situações de risco.
Tendo em conta o trabalho que têm feito e o foco desta escola, pede à autarquia tarrafalense que não deixem que este seja o único apoio, contando com esta parceria para outras acções.
No município, além destas duas escolas contempladas nessa primeira fase, o autarca avançou que vão ser contempladas também mais duas outras escolas.
MC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar