Paul, 31 Jan (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal do Paul anunciou hoje que a autarquia está a trabalhar para reduzir os “elevados custos” dos terrenos no município, visando facilitar o investimento e impulsionar o desenvolvimento local.
Em declarações à Inforpress, Adilson Fernandes afirmou que a maior parte dos terrenos no município é propriedade privada, o que dificulta o acesso ao mercado imobiliário e “eleva significativamente” os preços para quem deseja investir na construção de novas habitações.
“Os terrenos no Paul são, na sua maioria, privados, e isso tem sido um verdadeiro empecilho para quem deseja investir no município. O preço dos lotes é, muitas vezes, exorbitante, e isso cria uma barreira inicial que afasta potenciais investidores”, afiançou.
Adilson Fernandes reconheceu que para atrair mais pessoas dispostas a construir no Paul é necessário encontrar soluções que tornem os terrenos “mais acessíveis e viáveis” economicamente.
E, neste sentido, o autarca paulense avançou que pretende iniciar um processo de diálogo com os proprietários de terrenos, no sentido de encontrar uma solução que permita a redução dos preços e o aumento da oferta de lotes de terreno para aqueles que desejam investir na construção.
“A proposta é criar um entendimento mútuo que favoreça tanto os proprietários como os potenciais compradores, garantindo que o município se torne mais atrativo para quem deseja se estabelecer e contribuir para o seu crescimento”, salientou.
Apesar desses desafios, Adilson Fernandes revelou que o Paul tem registado uma “dinâmica positiva”, com a construção civil a crescer “de forma notável”.
“Temos observado não só a presença de jovens, quadros e trabalhadores locais que estão a investir na construção, mas também um número crescente de emigrantes que têm retornado para investir no município, o que é um sinal claro de que há uma vontade de desenvolvimento no setor da construção”, afirmou.
Além disso, o autarca anunciou que, nos próximos tempos, a Câmara Municipal do Paul irá reunir-se com alguns proprietários de terrenos na cidade das Pombas para discutir formas de realizar loteamentos que permitam a expansão urbana da cidade.
Esse é um “passo fundamental” para garantir o crescimento ordenado da área e permitir que o município continue a ser um polo de atratividade para novos investimentos, sintetizou Fernandes.
“Há muita gente interessada em investir no Paul, mas o preço elevado dos terrenos tem sido uma barreira considerável”, lançou, pelo que, continuou, a intenção é encontrar um ponto de equilíbrio que beneficie tanto os proprietários como os cidadãos e investidores.
“Há que criar as condições necessárias para o crescimento e o desenvolvimento do município”, finalizou.
LFS/AA
Inforpress/Fim
Partilhar