Cabo Verde tem 31 casos de hemofilia uma doença rara que afecta os homens – especialista

Inicio | Sociedade
Cabo Verde tem 31 casos de hemofilia uma doença rara que afecta os homens – especialista
16/04/24 - 01:52 pm

Cidade da Praia, 16 Abr (Inforpress) -  Em Cabo Verde estão diagnosticados 31 casos de hemofilia, uma doença rara que afecta os homens, declarou hoje a especialista em Hematologista do Hospital Universitário Agostinho Neto, Linette Andrade, no Dia Mundial da Hemofilia.

Trata-se de uma doença genética em que há uma deficiência do organismo em coagular o sangue e afecta essencialmente os homens, explicou a médica durante o evento de consciencialização sobre esta doença, que é assinalada, desde 1989, no dia 17 de Abril.

“É uma doença que está ligada ao cromossoma X, é recessiva, isto quer dizer que não tem uma dominância e se estiver alterado o afecta o rapaz porque dispõe apenas desse tipo de cromossoma”, sintetizou Linette Andrade.

Observou que no caso das mulheres que dispõem de dois tipos de cromossomas diferentes, X e Y, se um está afetado e o outro não, a doença não se manifesta, fica só como portadora da hemofilia, que pode ser transmitido ao filho.

“Existem dois tipos de hemofilia, a ‘A’, quando há deficiência de coagulação que chamamos de factor VIII, e a ‘B’, quando a deficiência de factor IX”, notou a especialista.

Por isso, enquadrado nas actividades comemorativas do dia Mundial da da Hemofilia, avançou que o Hospital Universitário Agostinho Neto realizou uma sessão o objetivo de promover, através de palestras, a ampliação do conhecimento científico, bem como disseminar informações sobre a doença, com foco no diagnóstico precoce e tratamento adequado e prevenção das hemorragias.

Indicou que o tratamento principal é através de injeção com a reposição do factor IX, nas pessoas quando há sangramento, mas que isso tem constituído um desafio para o hospital, visto que os medicamentos são muito custosos.

A hemofilia afecta uma em cada dez mil pessoas em todo o muundo.

A data foi escolhida por ser o aniversário de Frank Schnabel, fundador da Federação Mundial da Hemofilia, cujo tema é "Ouçam as suas Vozes", para salientar a importância de trazer a público as questões relacionadas com a hemofilia.

OS/AA

Inforpress/Fim

Partilhar