Cidade da Praia, 05 Nov (Inforpress) - O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, Olavo Correia, anunciou hoje que Cabo Verde foi eleito para liderar o Conselho de Governadores do Banco Mundial(BM) e do Fundo Monetário Internacional(FMI) durante todo o ano de 2025.
Este anúncio foi feito durante uma conferência de imprensa com o vice-primeiro-ministro para apresentar o balanço da participação de Cabo Verde nas Reuniões Anuais das Instituições de Bretton Woods.
Conforme disse, essa eleição representa um passo “muito importante” para Cabo Verde em termos de projecção e notoriedade nos palcos internacionais, particularmente ao nível das instituições de Bretton Woods.
Na mesma linha disse que Cabo Verde passa a ter três cadeiras ao nível do FMI, através da nomeação do cabo-verdiano Harold Tavares, como membro do conselho de administração do Banco Mundial.
“É um cargo muito prestigiante, eventualmente o mais elevado cargo internacional a ser ocupado por um cabo-verdiano, hoje, neste momento, o que é muito importante para Cabo Verde e para o continente africano”, enalteceu.
Disse ainda que nessa reunião Cabo Verde negociou o pacote orçamental do Banco Mundial para Cabo Verde para este ano, que será num montante de 25 milhões de dólares.
“Pacote esse que está a ser ultimado em termos de procedimentos administrativos e nós fazemos fé e contamos que ainda até o final do ano possamos vir a ter o desembolso em relação à ajuda orçamental do Banco Mundial para 2024”, disse.
Na ocasião aproveitou para avançar que no próximo ano, enquanto presidente do Fórum dos Pequenos Estados vai realizar um fórum para trazer para Cabo Verde as instituições financeiras internacionais africanas e mundiais para discutirem temas de interesse dos Pequenos Estados.
PC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar