Cabo Verde recebe do Japão doação de mais de cem milhões de escudos para o reforço do Programa de Assistência Alimentar

Inicio | Cooperação
Cabo Verde recebe do Japão doação de mais de cem milhões de escudos para o reforço do Programa de Assistência Alimentar
15/11/24 - 05:35 pm

Cidade da Praia, 15 Nov (Inforpress) – Cabo Verde vai receber do Japão uma doação de mais de cem milhões de escudos, disponibilizado no âmbito de um acordo de troca de nota entre os dois países.

Este montante, cujo acordo foi rubricado hoje na cidade da Praia, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, José Filomeno Monteiro, e pelo embaixador do Japão para Cabo Verde, Izawa Osamu, servirá para ajudar no Programa de Assistência Alimentar.

O acordo, segundo Izawa Osamu, teve início em 1978 constituindo uma área “privilegiada” da cooperação japonesa com Cabo Verde, para o reforço da segurança alimentar do país, priorizando a “satisfação das necessidades básicas” para melhorar a condição de vida dos cabo-verdianos.

Izawa Osamu destacou ainda, que a doação tem um “duplo impacto” considerando que a ajuda alimentar gera um fundo de “contrapartida” para a criação de vários projectos de desenvolvimento sócio económico, o que na sua visão melhora consideravelmente o bem-estar dos cidadãos.

O diplomata japonês realçou ainda que a cooperação japonesa em Cabo Verde actua em diversas áreas, nomeadamente, na da pesca.

“Ontem realizei, com o ministro do Mar, a cerimónia de entrega de equipamentos e materiais de pesca, no valor total de cerca de duzentos milhões de escudos, a favor das associações de pescadores do Mindelo, na ilha de São Vicente”, disse.

Por sua vez, o ministro dos Negócios Estrangeiros Cooperação e Integração Regional, José Filomeno Monteiro, considerou que a cooperação entre Cabo Verde e Japão está “numa fase ascendente e de reforço” destacando que o futuro trará uma cooperação “muito mais estreita e profícua” para os dois países.

O acordo rubricado hoje, na cidade da Praia, acontece no âmbito da cooperação financeira não reembolsável do Japão para a Assistência Alimentar do ano fiscal de 2024.

DG/PC//HF

Inforpress/Fim

Partilhar