Cabo Verde participa no Web Summit Qatar 2026 para reforçar aposta na economia digital

Inicio | Economia
Cabo Verde participa no Web Summit Qatar 2026 para reforçar aposta na economia digital
02/02/26 - 03:04 pm

Cidade da Praia, 02 Fev (Inforpress) – Cabo Verde está presente no Web Summit Qatar 2026, que decorre de 01 a 04 de Fevereiro, em Doha, com o objectivo de afirmar o país como um “hub” digital emergente e atractivo para investimento tecnológico.

A delegação cabo-verdiana é liderada pelo secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes, que cumprirá uma agenda de alto nível ao longo do evento.

De acordo com a nota, a que a Inforpress teve acesso, no plano institucional o governante participa no Prime Minister’s Dinner, um jantar exclusivo que reúne líderes governamentais e decisores internacionais, organizado pelo primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros do Estado do Qatar, Xeque Mohammed bin Abdulrahman bin Jassim Al Thani.

No programa oficial do Web Summit, o governante será orador no painel de alto nível subordinado ao tema “Democracy under pressure”, ao lado do ministro da Informação do Líbano, Paul Morcos.

O painel será moderado por Rishi Iyengar, da Foreign Policy Magazine, e abordará os desafios das democracias num contexto de transformação digital, desinformação e novas tecnologias.

Pedro Lopes estará acompanhado pela empresa internacional de Inteligência Artificial SONA, que pretende instalar-se em Cabo Verde, e pela “start-up” cabo-verdiana AfricanDev, que actua no recrutamento de talento africano para empresas do mercado brasileiro, com enfoque em tecnologia e inovação.

O governante será ainda orador no AfriConnect Doha, evento paralelo dedicado à conexão entre africanos e a diáspora africana nas áreas da tecnologia, inovação e empreendedorismo.

A participação de Cabo Verde no Web Summit Qatar 2026, de acordo com a fonte, insere-se na estratégia nacional de promoção da economia digital, atracção de investimento estrangeiro, valorização do talento cabo-verdiano e afirmação do país nos debates globais sobre tecnologia e desenvolvimento sustentável.

CG/SR

Inforpress/Fim

Partilhar