Cabo Verde participa este mês na cimeira bilateral com Portugal e na reunião de diálogo político com a União Europeia - ministro

Inicio | Cooperação
Cabo Verde participa este mês na cimeira bilateral com Portugal e na reunião de diálogo político com a União Europeia - ministro
24/01/25 - 05:35 pm

Cidade da Praia, 24 Jan (Inforpress) – Cabo Verde vai participar na VII Cimeira Bilateral com Portugal, a ser realizada terça-feira, 28, e na 13ª Reunião de Diálogo Político com a União Europeia, no dia 31, em Bruxelas, anunciou hoje fonte do Ministro dos Negócios Estrangeiros.

Ambos os eventos, conforme o ministro dos Ministério dos Negócios Estrangeiros, José Filomeno Monteiro, têm como objectivo reforçar as relações históricas e de cooperação entre os países envolvidos, com foco em temas de desenvolvimento sustentável, segurança e integração regional.

Em conferência de imprensa realizada hoje, na cidade da Praia, o chefe da diplomacia cabo-verdiana afirmou ainda que a Cimeira Bilateral será uma oportunidade única para aprofundar a cooperação nos sectores estratégicos, como o comércio, o investimento, o turismo, as energias renováveis e a economia azul, áreas que têm sido foco da colaboração entre Portugal e Cabo Verde.

A Cimeira a ser presidida pelos primeiros-ministros de Cabo Verde e de Portugal, reforça as relações entre os dois países que transcendem, segundo aquele governante, as questões políticas e conjunturais, baseadas numa história comum de amizade e laços afectivos profundos.

“Cimeiras são sempre uma oportunidade de se reforçarem as relações e que, no nosso caso, entre Portugal e Cabo Verde, são relações que vêm da história e têm uma transcendência que ultrapassa de longe as relações políticas conjunturais e os partidos conjunturais”, afirmou.

Quanto à 13ª Reunião de Diálogo Político com a União Europeia, a ser realizada em Bruxelas, avançou ser uma excelente oportunidade para aprofundar a Parceria Especial entre Cabo Verde e a UE, com a discussão de temas como segurança, estabilidade e a integração regional de Cabo Verde.

Na sua comunicação, José Filomeno Monteiro referiu-se sobre o pacote Global Gateway, de 319 milhões de euros, recentemente assinado, e que visa apoiar o desenvolvimento sustentável do arquipélago em áreas como infra-estrutura, energia e economia.

Destacou também que a integração regional será um tema central nas discussões, já que Cabo Verde pretende se posicionar como uma “plataforma de facilitação” entre a África, a Europa e as Américas.

“Quanto à integração regional, é uma questão transversal, porque a nossa visão é efectivamente ver Cabo Verde como uma plataforma, uma placa giratória de circulação entre vários continentes (…) onde nós, os cabo-verdianos, podemos ser úteis à CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental), à Europa, e à América Latina”, sublinhou, acrescentando que para isso o país já dispõe de “algumas infra-estruturas essenciais”.

Os dois eventos são considerados pelo ministro como “importantes” para reforçar as parcerias estratégicas de Cabo Verde, trazendo grandes benefícios para o desenvolvimento.

DV/PC//ZS

Inforpress/Fim

Partilhar